Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise dos quadros clínico e epidemiológicos de casos de reinfecção por SARS-CoV-2 na cidade de Botucatu-SP

Processo: 21/13767-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2022
Vigência (Término): 30 de abril de 2023
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Epidemiologia
Pesquisador responsável:Rejane Maria Tommasini Grotto
Beneficiário:Agatha Mayume Silva Kubo
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Biologia molecular   Síndrome respiratória aguda grave   SARS-CoV-2   Reação em cadeia da polimerase via transcriptase reversa quantitativa (qRT-PCR)   Botucatu (SP)

Resumo

A Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), um vírus de fita simples de RNA positivo, já ocasionou, mundialmente, mais de 3,5 milhões de óbitos até o mês de junho de 2021. Tal doença baseia-se na infecção da célula hospedeira por meio da fusão entre as membranas plasmáticas do vírus e da célula que ocorre através da proteína viral spike (S), a qual vem sofrendo mutações e originando novas variantes. A ocorrência dessas variantes permitiu casos de novas infecções da doença em pacientes que haviam sido acometidos por tal enfermidade em período anterior ao do novo diagnostico. Objetivos: rastrear a presença de casos de reinfecção, definir as variantes de prevalência na população de Botucatu-SP, além de analisar os quadros clínicos e epidemiológicos da população analisada. Materiais e métodos: as amostras e prontuários analisados serão provenientes de indivíduos atendidos no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP, desde fevereiro de 2020, cujo diagnostico positivo já foi realizado através do diagnóstico molecular (RT-qPCR). Além disso, o sequenciamento do genoma completo do vírus que acometeu cada um dos indivíduos analisados será realizado através do sequenciamento por síntese, utilizando a plataforma MiSeq (Illumina). Os resultados obtidos serão analisados pela estatística uni e multivariada.(AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)