Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigação da eficácia de complexos de rutênio no tratamento de câncer: estudos in vitro e in vivo

Processo: 21/14210-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2022
Vigência (Término): 19 de agosto de 2022
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Inorgânica
Acordo de Cooperação: CNPq - Pronex
Pesquisador responsável:Eduardo Ernesto Castellano
Beneficiário:Katia Mara de Oliveira
Instituição Sede: Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:17/15850-0 - Difração de raios X como ferramenta no desenvolvimento de potenciais fármacos, AP.TEM
Assunto(s):Neoplasias   In vivo   Química bioinorgânica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:câncer | in vivo | mercaptopyridines | Ruthenium Complexes | bioinorgânica

Resumo

O desenvolvimento de compostos metálicos com o intuito de encontrar novos candidatos a fármacos para o tratamento do câncer tem ganhado cada vez mais importância no campo científico, tendo em vista que o câncer é um grave problema de saúde pública mundial. Para isso, vários metais têm sidoempregados, buscando identificar compostos mais seletivos e eficazes. Em particular, compostos a base de rutênio tem mostrado promissoras propriedades anticâncer, o que tem encorajado muitos grupos de pesquisa a desenvolver estudos focados nesse metal. Neste contexto, o presente plano de trabalho consiste na investigação do potencial antitumoral de complexos de rutênio, por meio de ensaios in vitro e in vivo, sendo parte integrante do projeto temático "Difração de Raios X Como Ferramenta no Desenvolvimento de Potenciais Fármacos" (2017/15850-0). O possível mecanismo de ação dos complexos de rutênio contendo como ligantes 5ý-dicetonas (O,O), mercaptopiridinas e mercaptopirimidinas (N,S), com formulas gerais [Ru(56-p-cimeno)(N,S)(P)]PF6 e [Ru(O,O)(P)2(N,N)]PF6, onde P se refere à monofosfinas e N,N a ligantes bipiridínicos, será investigado. Para isso, será realizados ensaios in vitroe in vivo, tais como análise do mecanismo de morte celular por ensaios de apoptose, ciclo celular,despolarização mitocondrial e formação de espécies reativas de oxigênio. Os compostos maispromissores serão selecionados para os ensaios in vivo, onde serão analisados a eficiência antitumoralem melanoma induzido em camundongos C57BL/6, bem como parâmetros toxicológicos destes tratamentos em rins, fígado e medula óssea. Por fim, almeja-se correlacionar os dados químicos e biológicos buscando fazer uma relação entre estrutura e atividade dos complexos estudados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GRAWE, GREGORY F.; OLIVEIRA, KATIA M.; LEITE, CELISNOLIA M.; DE OLIVEIRA, TAMIRES D.; COSTA, ANALU R.; MORAES, CARLOS A. F.; HONORATO, JOAO; COMINETTI, MARCIA R.; CASTELLANO, EDUARDO E.; CORREA, RODRIGO S.; et al. Cytotoxic activity of Ru(II)/DPEPhos/N,S-mercapto complexes (DPEPhos = bis-[(2-diphenylphosphino)phenyl]ether). Journal of Inorganic Biochemistry, v. 244, p. 11-pg., . (21/14210-3, 17/15850-0, 20/14561-8)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.