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Democratização da Comunicação e Media Literacy: Entidades, regulações e experiências

Processo: 21/05888-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2022
Vigência (Término): 31 de outubro de 2025
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação
Pesquisador responsável:Caroline Kraus Luvizotto
Beneficiário:Ana Carolina Trindade
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design (FAAC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):23/01841-0 - A literacia mediática em Portugal: contribuições para a participação cidadã, BE.EP.DR
Assunto(s):Democratização da comunicação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Democratização da Comunicação | Erc | media literacy | Ofcom | Regulação da Comunicação | Comunicação e Cidadania

Resumo

O desenvolvimento da internet e das tecnologias comunicacionais ocasiona o surgimento de novos desafios para o tema da democratização da comunicação, além de apresentar novas demandas relacionadas ao conteúdo midiático disponibilizado para a sociedade. Com isso, as estratégias de media literacy tornam-se modelos representativos de incentivo à cidadania praticadas por entidades que regulam a comunicação no exterior como a Entidade Reguladora para a Comunicação Social - ERC, em Portugal, e o The Office of Communication - OFCOM, no Reino Unido. A pesquisa sustenta a tese de que diferentes órgãos reguladores de comunicação social promovem iniciativas de media literacy e aliam regulação com cidadania, podendo colaborar no desenvolvimento da democratização da comunicação. Especificamente, no caso brasileiro, tem-se a hipótese de que as experiências supracitadas possam servir de paradigmas empíricos, respeitando as particularidades socioculturais, para fomentar iniciativas de media literacy com vistas à democratização da comunicação e desenvolvimento da cidadania. Neste sentido, esta pesquisa pretende contribuir para uma proposta de media literacy com vistas à democratização da comunicação e desenvolvimento da cidadania, tendo como base regulações e experiências vigentes na ERC e OFCOM com possíveis articulações com práticas da comunicação pública, e apresenta os seguintes objetivos específicos: analisar as ações desenvolvidas das entidades reguladoras supracitadas no que diz respeito às estratégias de media literacy em prol da cidadania; investigar de que forma a comunicação pública de entidades como a ERC e OFCOM expõem a articulação entre a media literacy e a democratização da comunicação; discutir a influência da introdução e do desenvolvimento de media literacy na sociedade contemporânea; sugerir propostas para o Brasil quanto ao desenvolvimento de atividades de media literacy em prol da democratização da comunicação. Os objetivos serão alcançados por meio de pesquisa qualitativa e quantitativa, com a metodologia exploratória, analítica, descritiva e empírica. Ainda, o desenvolvimento desta pesquisa encontra amparo nos estudos desenvolvidos desde 2016 por esta pesquisadora junto ao Grupo de Pesquisa Comunicação Midiática e Movimentos Sociais (ComMov/UNESP); desde 2018, junto ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Unesp; no Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE/FAPESP), realizado na Universidade Nova de Lisboa em 2020 e na dissertação de mestrado defendida no mesmo ano, também com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Todas as experiências de pesquisa mencionadas possuem temas relacionados à democratização da comunicação. Espera-se que a atual proposta de pesquisa coopere com o avanço da temática e com novas perspectivas para a ampliação da democracia brasileira e para a comunicação com vistas a prática de media literacy e participação cidadã.

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