Bolsa 22/01793-3 - Engenharia de software, Gestão de ativos de software - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação de um framework de design de aprendizagem para ensino de gerenciamento de projetos de software usando engenharia de software empírica

Processo: 22/01793-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2022
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2023
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Metodologia e Técnicas da Computação
Pesquisador responsável:Ellen Francine Barbosa
Beneficiário:Maria Lydia Fioravanti
Supervisor: Ana Moreno
Instituição Sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Universidad Politécnica de Madrid (UPM), Espanha  
Vinculado à bolsa:18/15163-6 - Um framework de aprendizagem experiencial para o ensino de gerenciamento de projetos de software, BP.DR
Assunto(s):Engenharia de software   Gestão de ativos de software   Administração de projetos   Projeto de software   Frameworks   Competência profissional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliação de Framework | Engenharia de Software Empírica | ensino de engenharia de software | Engenharia de Software

Resumo

De acordo com o conhecimento de diversos cursos de Computação, a Gestão de Projetos de Software é uma das unidades da área de Engenharia de Software que deve ser abordada nos programas de Computação. No entanto, muitas vezes o tema Gestão de Projetos é abordado de forma teórica. Um aspecto que se destaca é que a educação deve ter uma relação mais próxima com a prática. No entanto, ao comparar a formação de fato com as expectativas da indústria, é possível notar que os alunos estão concluindo os cursos de Computação com deficiências de conhecimento em diversas áreas. Nessa perspectiva, o projeto de doutorado "Um Framework de Aprendizagem Experiencial para o Ensino de Gerenciamento de Projetos de Software" (bolsa FAPESP nº 2018/15163-6) pretende ser um passo nessa direção ao propor um framework de design de aprendizagem para a Educação em Gerenciamento de Projetos de Software baseado em Aprendizagem Experiencial. A ideia principal é fornecer cursos de Gestão de Projetos de Software mais atrativos derivados do framework, além de aprimorar importantes habilidades técnicas e sociais para um Gerente de Projeto de Software e profissionais de software em geral. Como parte das atividades associadas ao projeto de doutorado mencionado, este projeto de estágio visa avaliar, refinar e evoluir o framework de design de aprendizagem baseado em Aprendizagem Experiencial para Educação em Gerenciamento de Projetos de Software. Para tanto, pretendemos aplicar o Método Empírico de Engenharia de Software para (i) validar o framework proposto com especialistas em Gerenciamento de Projetos; (ii) estabelecer um processo para usar o framework para derivar suas instâncias; e (iii) instanciar o framework usando o processo estabelecido para criar as sequências didáticas. Ao final, espera-se que os resultados deste projeto de estágio possam auxiliar instrutores e pesquisadores na definição e planejamento de cursos de Gestão de Projetos de Software, principalmente aqueles voltados para o aprimoramento de competências técnicas e sociais importantes. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)