Bolsa 22/03419-1 - História da arte, Pintura de gênero - BV FAPESP
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Os retratos do Museu Afro Brasil e a representação do Preto Velho: uma pesquisa iconográfica

Processo: 22/03419-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2022
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2023
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Fundamentos e Crítica das Artes
Pesquisador responsável:Letícia Coelho Squeff
Beneficiário:Lucius Goyano de Santana
Instituição Sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Assunto(s):História da arte   Pintura de gênero   Relação social   Umbanda   Iconografia   Bibliografias   Século XIX
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Benedito José Tobias | Irmãos Timotheo | pintura de gênero | pretos velhos | Umbanda | História da Arte

Resumo

O objetivo deste trabalho sugerir aproximações entre o conjunto de obras que representam personagens negros pertencentes à Associação Museu Afro Brasil e à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e a iconografia dos pretos velhos e das pretas velhas, entidades cultuadas em religiões espiritualistas, sobretudo de matriz africana. O estudo propõe a comparação da iconografia destas entidades e das obras de pintores como os Irmãos Timotheo da Costa e Benedito José Tobias, vinculando a produção dessas obras ao surgimento da umbanda, de finais do século XIX até a década de 1930. O intento é entender esse conjunto de obras para além da tradicional abordagem europeia atrelada aos gêneros de pintura ocidental: pintura de gênero, retrato e estudo de "tipos". Assim, admitindo que esses retratos fazem parte de uma cultura visual em que se mesclam tradições não apenas acadêmicas, mas também afro-brasileiras. Em vista disso, a pesquisa será constituída pelo estudo das obras selecionadas em cotejo com a bibliografia que abrange: o contexto social dos artistas selecionados e sua produção, as relações sociais e cotidiano no pós-abolição e a história das religiões afro-brasileiras, sobretudo do culto aos pretos velhos e pretas velhas. (AU)

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