Bolsa 21/08442-9 - Formação de professores, Periódicos científicos - BV FAPESP
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Perspectivas e tendências na formação de professores em periódicos acadêmicos (2015-2020): continuidades e rompimentos

Processo: 21/08442-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2022
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2022
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Sérgio Fabiano Annibal
Beneficiário:Larissa Vincoleto de Oliveira
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Formação de professores   Periódicos científicos   Dados de pesquisa   Análise documentária
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:campo educacional | formação de professores | Periódicos acadêmicos | Formação de Professores

Resumo

O intuito desta pesquisa de Iniciação Científica é delinear uma busca dos conteúdos discutidos sobre formação de professores nos seguintes periódicos: Educação e Sociedade: Revista de Ciência da Educação; Pro-posições e Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação e se trata de uma extensão da pesquisa de IC, financiada pela FAPESP, Tendências acerca da formação docente em periódicos acadêmicos brasileiros (FAPESP - proc. nº 2014/17915-4). Objetiva-se traçar um panorama das discussões sobre formação de professores nesses periódicos para perceber quais debates permeiam essa temática na Educação e quais caminhos estão sendo tomados pelos agentes desse campo. Assinala-se, ainda, que esse levantamento sobre a formação docente não se direciona a uma etapa específica do ensino básico ou da educação superior e a pertinência dessa investigação é contribuir para o campo educacional de forma a promover dados científicos aos professores e pesquisadores em seus diversos níveis de formação, à medida que terão acesso ao que os agentes do campo discutem nesses periódicos. Esta pesquisa se dará por meio de pesquisa qualitativa com a utilização da análise documental e contará com a contribuição de autores como António Nóvoa, Denice Barbara Catani, Maria Helena Souza Patto, Paula Perin Vicentini, Pierre Bourdieu e outros que surgirão ao longo da pesquisa. Como resultado, espera-se trazer a público o debate produzido pelos periódicos sobre formação de professores para compreender as movimentações (mudanças e permanências) no campo educacional brasileiro, entre 2015-2020 em comparação a 2010-2014.(AU)

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