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Processo: | 21/04837-9 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado |
Vigência (Início): | 01 de abril de 2022 |
Vigência (Término): | 31 de março de 2024 |
Área do conhecimento: | Linguística, Letras e Artes - Artes - Teatro |
Pesquisador responsável: | Larissa de Oliveira Neves Catalão |
Beneficiário: | Ligia Souza de Oliveira |
Instituição Sede: | Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil |
Assunto(s): | Dramaturgia Oralidade Palavra Livros Contemporaneidade Brasil |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Dramaturgia | livro de artista | oralidade | Performatividade | publicação de dramaturgia | Dramaturgia |
Resumo Tomada sempre como um lugar limite entre a literatura e o teatro, a dramaturgia tende a incorporar a complexidade que a relação texto e cena tem evocado nos últimos séculos. Porém, a publicação de textos teatrais ainda se encontra vinculada às produções cênicas e possuem poucas pesquisas que reflitam sobre suas proposições estéticas de forma destacada. Há, no Brasil, uma escassez de bibliografia e de iniciativas que deem conta dessa produção. Este projeto de pós-doutorado pretende refletir sobre duas proposições: fazer uma pesquisa teórica acerca do livro de dramaturgia e suas contradições no que tange à interdisciplinaridade; e analisar alguns casos de publicações de textos teatrais brasileiros que exploram a criação na página, a fim de dialogar com a teatralidade que a cena solicita. Num primeiro momento, serão levantados dois pontos para discutir teoricamente o livro de dramaturgia: (1) as questões propostas por Paul Zumthor e Henri Meschonnic sobre a oralidade na palavra escrita e na palavra falada, refletindo sobre a performatividade do livro na contemporaneidade; (2) em seguida, a pesquisa irá tratar das acoplagens possíveis entre o registro e a produção estética dos impressos de dramaturgia a partir da tese de Pierre Banos-Ruf acerca das publicações da Éditions Théâtrale no contexto francês e das ponderações dos Livros de Artista nos estudos de Amir Cadôr. Num segundo momento, o projeto pretende fazer um levantamento das publicações de dramaturgia no Brasil analisando como as proposições nacionais dialogam com a reflexão teórica construída. A hipótese dessa pesquisa é que essas publicações desenvolvem potentes inventividades performativas no papel, trazendo maior diálogo entre instâncias literárias e teatrais, reforçando a possibilidade de coexistência e de retroalimentação entre as duas linguagens. (AU) | |
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