Busca avançada
Ano de início
Entree

SAMURAI - Smart 5G Core And MUltiRAn Integration: núcleo 5G inteligente e integração de múltiplas redes de acesso

Processo: 22/03457-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de junho de 2022
Vigência (Término): 31 de maio de 2024
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Telecomunicações
Acordo de Cooperação: MCTI/MC
Pesquisador responsável:Luciano Leonel Mendes
Beneficiário:Masoud Khazaee
Instituição Sede: Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel). Santa Rita do Sapucaí , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:20/05127-2 - SAMURAI: núcleo 5G inteligente e integração de múltiplas redes de acesso, AP.TEM
Assunto(s):Rede de telefonia celular   Rede de comunicação   Redes e comunicação de dados   Tecnologias 5G   Inteligência artificial   Parametrização
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Camada de Enlace | Camada Física | Enlaces de Longa Distância | Inteligência Artificial | Parametrização | Redes de Comunicações Móveis

Resumo

As redes 5G irão atender a um grande número de novas aplicações, com requisitos muitas vezes contrastantes entre si. Isso significa que a camada física das redes 5G, responsável pela transmissão e recepção dos sinais na rede de acesso, deverá ser capaz de se adequar às diferentes demandas das aplicações de uma forma dinâmica e inteligente, levando-se em consideração as condições do canal móvel. Nas redes convencionais, a adequação do enlace de comunicação entre a ERB (estação radiobase) e os terminais móveis é realizada através de um parâmetro, denominado de CQI (Channel Quality Indicator), que é transmitido do terminal para a ERB. Essa abordagem leva em consideração apenas a quantidade de erros observados pelo terminal móvel e não considera as informações disponíveis em outras camadas, como resposta em frequência do canal e requisitos das aplicações. Além disso, o uso do CQI determina um MCS (Modulation Coding Scheme) específico, que configura a ordem de modulação e a taxa do código corretor de erro através de uma LUT (Look-up Table). Esse mapeamento estático entre CQI e MCS não é a abordagem mais adequada para um cenário tão dinâmico, como o proposto para as Redes 5G. Além disso, outros parâmetros como largura de faixa das subportadoras, duração do prefixo cíclico e tempo de quadro também deveriam ser ajustados para melhor adequar a camada física para uma dada aplicação. O uso de IA (Inteligência Artificial) para parametrizar a camada física pode aumentar significantemente a flexibilidade da rede em atender as demandas previstas para as redes 5G. O objetivo do bolsista TT-IV é atuar no desenvolvimento dos MTs 3 e 6 do projeto SAMURAI, realizando as seguintes atividades: I) definição dos requisitos para a camada física, tendo em vista os cenários de operação previstos para o projeto SAMURAI; II) concepção da camada física necessária para atendimento dos requisitos definidos; III) Implementação dos algoritmos de IA para controle da camada física; IV) elaboração dos relatórios técnicos. Para atingir a estes objetivos, o bolsista irá atuar nas seguintes atividades do projeto: 3.1 - Definição de requisitos e funcionalidades das camadas física e enlace para rede de longa distância. 3.2 - Concepção das camadas física e enlace. 3.3 - Definição dos algoritmos de ML e IA6.1 - Website do projeto. O candidato a bolsa TT-IV possui a experiência acadêmica e profissional necessária para a execução das atividades previstas em seu plano de trabalho. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANTOS, JOAO F.; BRILHANTE, DAVI DA SILVA; DE REZENDE, JOSE F.; MARCHETTI, NICOLA; RUFFINI, MARCO; DASILVA, LUIZ A.. Optimal Embedding of Heterogeneous RAN Slices for Secure and Technology-Agnostic RANaaS. IEEE TRANSACTIONS ON NETWORK AND SERVICE MANAGEMENT, v. 19, n. 4, p. 15-pg., . (20/05152-7, 22/03457-0, 18/23097-3)
BRILHANTE, DAVI DA SILVA; MANJARRES, JOANNA CAROLINA; MOREIRA, RODRIGO; VEIGA, LUCAS DE OLIVEIRA; DE REZENDE, JOSE F.; MUELLER, FRANCISCO; KLAUTAU, ALDEBARO; MENDES, LUCIANO LEONEL; DE FIGUEIREDO, FELIPE A. P.. A Literature Survey on AI-Aided Beamforming and Beam Management for 5G and 6G Systems. SENSORS, v. 23, n. 9, p. 61-pg., . (18/23097-3, 21/06946-0, 22/03457-0, 20/05152-7)
SOUTO, VICTORIA DALA PEGORARA; DESTER, PLINIO SANTINI; FACINA, MICHELLE SOARES PEREIRA; SILVA, DANIELY GOMES; DE FIGUEIREDO, FELIPE AUGUSTO PEREIRA; TEJERINA, GUSTAVO RODRIGUES DE LIMA; SANTOS FILHO, JOSE CANDIDO SILVEIRA; FERREIRA, JULIANO SILVEIRA; MENDES, LUCIANO LEONEL; SOUZA, RICHARD DEMO; et al. Emerging MIMO Technologies for 6G Networks. SENSORS, v. 23, n. 4, p. 19-pg., . (18/23097-3, 22/03457-0, 20/05152-7)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.