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Brincar e formação docente: um estudo a respeito de brinquedotecas universitárias brasileiras (1984 a 2020)

Processo: 21/09351-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de maio de 2022
Vigência (Término): 30 de junho de 2022
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Maria Walburga dos Santos
Beneficiário:Beatriz Fernanda Jorge
Instituição Sede: Centro de Ciências Humanas e Biológicas (CCHB). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Sorocaba , SP, Brasil
Assunto(s):Formação de professores   Brinquedoteca   Arte lúdica   Universidades   Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Brincar | brinquedotecas universitárias | formação docente | Formação docente

Resumo

O processo histórico da educação relaciona-se aos conceitos construídos sobre o lúdico e o brincar no decorrer do tempo e os impactos dos mesmos acontecimentos na concepção de infância e humanidade. Compreendendo que esses processos estão inteiramente ligados a diferentes aspectos da sociedade (culturais, econômicos, políticos etc.), a História torna-se muito relevante para compreender a relação entre as mudanças no meio social e como a humanidade se constrói e se relaciona. Faz-se também um paralelo com a brinquedoteca, ambiente onde se pode observar e refletir como se dão as relações sociais, desde demandas que emergem das comunidades e na convivência em grupo através do lúdico e do brincar. E, pensando nesse espaço no decorrer da história ou ocupando os lugares de pesquisa, a maneira como os acontecimentos são registrados também são determinantes para compreender as relações sociais e seus direcionamentos. O projeto de pesquisa tem como proposta um mapeamento das brinquedotecas universitárias brasileiras mais antigas (desde 1984 até 2020) e suas concepções sobre o brincar, promovendo uma análise histórica sobre o seu processo de construção e em reflexão ao espaço da brinquedoteca e a formação docente. Estabelecendo um diálogo entre a brinquedoteca universitária como espaço destinado ao brincar, emergindo uma relação com a cultura como fator social e o aspecto formativo, na construção do conhecimento, nas políticas públicas e no estreitamento das relações sociais por meio da ludicidade, do brincar e do brinquedo. A pesquisa adquire caráter qualitativo, utilizando-se de análise documental e entrevistas para concretizar seus objetivos. (AU)

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