Bolsa 21/14496-4 - Ciências naturais, Ensino de química - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Elaboração e validação de material didático sobre divulgação científica para estudantes de graduação em química a partir de pesquisa participante

Processo: 21/14496-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2022
Data de Término da vigência: 29 de novembro de 2023
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Éder Tadeu Gomes Cavalheiro
Beneficiário:Carolina Sotério
Supervisor: Bruce Voss Lewenstein
Instituição Sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Cornell University, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:20/03233-0 - Elaboração e validação de material didático sobre divulgação científica para estudantes de graduação em Química a partir de pesquisa participante, BP.DD
Assunto(s):Ciências naturais   Ensino de química   Divulgação científica   Material didático   Pesquisa participante   Graduação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comunicação pública de ciência e tecnologia | Divulgação Científica | Ensino De Química | material didático | Pesquisa Participante | Divulgação Científica

Resumo

Recursos didáticos que auxiliem o desenvolvimento de graduandos em ciências naturais para a produção de textos de divulgação científica (TDC) e outras mídias relacionadas são escassos no Brasil. Nessa perspectiva, o presente projeto tem como objetivo a elaboração e validação de um livro didático de divulgação científica (DC) para alunos de graduação em Química a partir de pesquisa participante. Dentre as quatro etapas dessa metodologia, três já foram concluídas no Brasil (montagem institucional e metodológico, estudo preliminar e provisório e análise crítica dos problemas considerados prioritários) e a última etapa, denominada planejamento e execução de um plano de ação, será realizada com a colaboração do Dr. Bruce V. Lewenstein (Cornell University), nos EUA, de dezembro de 2022 a novembro de 2023. Esta pesquisa consistirá na produção de um livro didático, seguido de seu aprimoramento e validação para sua utilização em ações educacionais, a fim de verificar se este atende às demandas levantadas na etapa anterior de análise crítica dos problemas considerados prioritários. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)