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Viabilização de procedimentos experimentais de produção e percepção da prosódia na fala infantil

Processo: 22/05116-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de maio de 2022
Vigência (Término): 30 de abril de 2024
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Geovana Carina Neris Soncin Santos
Beneficiário:Marciel Antonio Alves da Silva
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:20/10144-3 - Produção e percepção da prosódia em crianças com desenvolvimento fonológico típico e atípico, AP.JP
Assunto(s):Aquisição da linguagem   Percepção da fala   Prosódia   Fonética e fonologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aquisição da Linguagem | Fonologia Experimental | percepção de fala | prosódia | Relação produção | Fonética e Fonologia

Resumo

No projeto principal submetido à modalidade de Jovem Pesquisador em Centros Emergentes (Proc. FAPESP 2020/10144-3), propõem-se a realização de três experimentos: um experimento de produção de fala e dois experimentos de percepção, que serão aplicados para os mesmos sujeitos, organizados em três grupos: adultos típicos, crianças com desenvolvimento fonológico típico e crianças com desenvolvimento fonológico atípico. O experimento de produção se caracteriza por tarefa de repetição de sentenças neutras e sentenças com elementos focalizados; por sua vez, ambos os experimentos de percepção se caracterizam por tarefa de categorização de elementos focalizados, com a diferença de que um deles será realizado a partir de estímulos manipulados e o outro a partir de estímulos produzidos pelos próprios participantes obtidos no experimento de produção. A aplicação desses experimentos permitirá a coleta de dados que serão organizados e armazenados para a constituição de um banco de dados de prosódia da fala infantil na Instituição Sede. Desse modo, esse plano de atividades tem como finalidade a aplicação de procedimentos experimentais para a coleta de dados, bem como a organização e codificação dos dados coletados para a constituição do Banco de Dados de Prosódia da Fala Infantil.

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