Aprendizado multilíngue e multimodal para o português do Brasil
Análise das realizações dos ditongos no português vernacular de São Tomé e Príncipe
Repertórios semióticos e educação de surdos: multilinguismo e multimodalidade no c...
Processo: | 22/04442-7 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Iniciação Científica |
Vigência (Início): | 06 de junho de 2022 |
Vigência (Término): | 05 de setembro de 2022 |
Área do conhecimento: | Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação |
Pesquisador responsável: | Helena de Medeiros Caseli |
Beneficiário: | Júlia Yumi Araújo Sato |
Supervisor: | Lucia Specia |
Instituição Sede: | Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil |
Local de pesquisa: | University of Sheffield, Inglaterra |
Vinculado à bolsa: | 20/15995-1 - Aprendizado multilíngue e multimodal para o português do Brasil, BP.IC |
Assunto(s): | Português do Brasil Multilinguismo Processamento de linguagem natural Aprendizado computacional |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | multilíngue | multimodal | Processamento de língua natural |
Resumo Os humanos lidam constantemente com informações multimodais, ou seja, conjuntos de dados de diferentes modalidades, como texto e imagens. Para as máquinas processarem a informação de forma semelhante aos humanos, elas devem ser capazes de processar dados multimodais e compreender a relação entre essas modalidades. Esse aspecto multimodal do aprendizado pode ser bastante útil em aplicações multilíngue, isto é, aplicações que envolvem dois ou mais idiomas. O objetivo deste projeto é explorar estratégias que resultem em um pré-treinamento mais eficiente no contexto do processamento multilíngue e multimodal, como a análise do efeito do masking visual de região para a tarefa masked region classification, bem como aplicar o conhecimento e resultados obtidos nesta pesquisa para complementar o projeto inicial da FAPESP, que surgiu como uma tentativa de atacar o problema do aprendizado multimodal e multilíngue envolvendo a língua portuguesa, propondo a adaptação da framework VTLM para diferentes idiomas e para circunstâncias mais desafiadoras relacionadas à relação imagem-texto. Acreditamos que os resultados alcançados serão interessantes para a comunidade científica. Além disso, este projeto BEPE visa enriquecer a formação da aluna em importantes áreas da computação, aprofundando seus conhecimentos em processamento de língua natural e conceitos, abordagens e técnicas de aprendizado de máquina. (AU) | |
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa: | |
TITULO | |
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total): | |
Mais itensMenos itens | |
VEICULO: TITULO (DATA) | |
VEICULO: TITULO (DATA) | |