Bolsa 22/03364-2 - Carrapatos - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

O fígado e o baço de hospedeiros de carrapatos Rhipicephalus sanguineus l.s. expostos em laboratório às bases acaricidas sintética (afoxolaner) e natural (ésteres derivados do óleo de mamona). Um estudo clínico-morfológico comparativo.

Processo: 22/03364-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2022
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2022
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Patologia Animal
Pesquisador responsável:Maria Izabel Souza Camargo
Beneficiário:Odaiza da Silva
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Carrapatos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:carrapatos | enzimas hepáticas | hospedeiros | Morfohistologia | Nexgard | R | sanguineus | Morfologia e Toxicologia

Resumo

A espécie Rhipicephalus sanguineus l.s., comumente conhecida como carrapato-vermelho-do-cão, tem como principal hospedeiro os canídeos, e vem sendo considerada importante por causar nestes várias doenças infecciosas. Para o seu controle vem sendo sistematicamente utilizados produtos químicos, com bases sintéticas, porém, o uso desses produtos, apesar de eficientes vem gerando danos não só à saúde do hospedeiro, mas também ao meio ambiente. Diante disso a necessidade de se buscar substancias que possam controlar esses ectoparasitas e ainda não provocar prejuízos aos organismos não alvos, incluindo os hospedeiros, tem sido uma constante e, assim a presente proposta de desenvolver um estudo comparativo que tenha como modelo biológico o hospedeiro, e não o ectoparasita, avaliando nestes de forma comparativa o potencial tóxico de um químico de base sintética, a saber, o afoxolano (Nexgard®) e de bioativos (naturais, portanto) derivados do ácido ricinoleico do óleo de mamona (ésteres). Estes últimos já tiveram comprovada sua eficiência como acaricida em experimentos de laboratório e agora nessa etapa pretende-se confirmar se os mesmos podem ser tóxicos quando os hospedeiros a eles expostos tiverem o fígado e o baço analisados morfofisiologicamente e clinicamente. Além dos estudos de morfologia, histologia e histoquímica, também serão realizados testes clínicos para dosagens das enzimas ALT, AST e FA, informações estas que serão importantes para a recomendação do uso em campo dos ésteres derivados do óleo de mamona como agente de controle de carrapatos R. sanguineus l.s.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SODELLI, LUIS FERNANDO; DA SILVA, ODAIZA; ARAUJO, BRUNA JESSYCA NASCIMENTO; CAMARGO-MATHIAS, MARIA IZABEL. Liver and spleen of hosts of Rhipicephalus linnaei exposed to synthetic (afoxolaner) and natural acaricides (esters from castor oil). A comparative clinical-morphological study. REVISTA BRASILEIRA DE PARASITOLOGIA VETERINARIA, v. 32, n. 3, p. 13-pg., . (22/03364-2)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.