Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo Longitudinal da Variação Anual do Ritmo Diário de Atividade em Roda e de Temperatura Corporal em Roedores Subterrâneos (Ctenomys sp.), sob Condições Controladas de Laboratório.

Processo: 22/04032-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2022
Vigência (Término): 31 de maio de 2023
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Comparada
Pesquisador responsável:Gisele Akemi Oda
Beneficiário:André Luciano Giovanni Giraud Gil Conti Chiara
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Cronobiologia   Fotoperiodismo   Ritmo circadiano   Sazonalidade   Sincronização
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cronobiologia | fotoperiodismo | ritmos circadianos | roedores subterrâneos | sazonalidade | sincronização | Cronobiologia

Resumo

Ritmos biológicos anuais são sincronizados, em geral, pela variação anual do fotoperíodo (razão diária entre a duração do dia e da noite). Pouco se sabe sobre a existência de ritmicidade anual e dos mecanismos de sincronização em organismos que vivem em ambientes fóticos extremos como cavernas, túneis subterrâneos e regiões abissais. É possível que, para esses organismos, outros fatores como a variação sazonal de temperatura ambiental e da disponibilidade alimentar possam ter um papel central na sincronização. Nosso grupo verificou, recentemente, a sazonalidade dos padrões diários de atividade de um roedor subterrâneo endêmico da América do Sul (Ctenomys aff. knighti) conhecido como tuco-tuco, em arenas semi-naturais. Nessas condições, a duração dos registros individuais era limitado a um ou dois meses por indivíduo, tendo sido necessária a amostragem transversal para avaliar os padrões rítmicos que cobriam as estações do ano. Nos últimos cinco anos, realizamos registro contínuo da atividade locomotora em roda e temperatura corporal (Tc) de tuco-tucos mantidos em laboratório. A variação anual do fotoperíodo era percebida pelo ciclo claro/escuro natural proveniente da janela e as condições controladas de laboratório consistiam em temperatura de 22oC e alimentação constante ad libitum. O objetivo deste projeto é a análise dos parâmetros rítmicos dessas séries longitudinais de indivíduos registrados continuamente por 2 a 3 anos, bem como da massa corporal, para verificar a hipótese de que haverá variação anual dos seguintes parâmetros: início e duração diária da atividade, valores máximos, mínimos, médios e amplitude do ritmo diário da Tc e que a variação anual do fotoperíodo é suficiente para essa sincronização, mantidos os outros fatores constantes. Além disso, será feita análise da variação interindividual desses parâmetros e a verificação da diferença entre machos e fêmeas, levando em conta a variação anual dos níveis de hormônios reprodutivos que estão sendo analisados em projeto paralelo.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)