Bolsa 22/04449-1 - Autoimunidade, Imunometabolismo - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

A importância do metabolismo do ferro na diferenciação, estabilidade, função e patogenicidade de linfócitos Th17 e sua implicação na autoimunidade

Processo: 22/04449-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2022
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2024
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Bioquímica e Molecular
Pesquisador responsável:José Carlos Farias Alves Filho
Beneficiário:Eduardo Pereira Duarte da Silva
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/08216-2 - CPDI - Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias, AP.CEPID
Assunto(s):Autoimunidade   Imunometabolismo   Imunologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Autoimunidade | Imunometabolismo | Linfócitos Th17 | Metabolismo do ferro | Imunologia

Resumo

Linfócitos Th17 são células fundamentais para a homeostasia do organismo. Porém, pesquisas tem mostrado que devido ação de citocinas e outros fatores indutores, tais células podem adquirir um fenótipo mais patogênico, o que se relaciona de forma direta com a gênese de várias doenças autoimunes, tais como a esclerose múltipla. Sabe-se que após ativação linfócitos T CD4 passam por um remodelamento metabólico. Além disso, pesquisas têm mostrado que o ferro, elemento químico mais abundante na Terra, desempenha papel fundamental no metabolismo de células da imunidade inata e adaptativa. Interessantemente, a disfunção do metabolismo do ferro tem sido implicada em doenças inflamatórias, autoimunes e neurodegenerativas. Porém, o papel do metabolismo do ferro durante a diferenciação, estabilidade e patogenicidade de linfócitos Th17 ainda não está bem elucidado. Portanto, o presente projeto objetiva investigar a importância do metabolismo do ferro na diferenciação, estabilidade, função e patogenicidade de linfócitos Th17, bem como estabelecer sua implicação na autoimunidade.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DUARTE-SILVA, EDUARDO; MEUTH, SVEN G.; PEIXOTO, CHRISTINA ALVES. The role of iron metabolism in the pathogenesis and treatment of multiple sclerosis. FRONTIERS IN IMMUNOLOGY, v. 14, p. 10-pg., . (22/04449-1)