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Entre modernismos: o grupo Santa Helena no núcleo inicial do antigo Museu de Arte Moderna de São Paulo

Processo: 22/01148-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2022
Vigência (Término): 31 de maio de 2025
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Fundamentos e Crítica das Artes
Pesquisador responsável:Ana Gonçalves Magalhães
Beneficiário:Andrea Augusto Ronqui
Instituição Sede: Museu de Arte Contemporânea (MAC). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:17/07366-1 - Coletar, identificar, processar, difundir: o ciclo curatorial e a produção do conhecimento, AP.TEM
Assunto(s):Arte moderna
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:arte moderna | Grupo Santa Helena | Mac Usp | Museus e coleções | Paulo Rossi Osir | Sérgio Milliet | Arte moderna

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo investigar as obras dos artistas do Grupo Santa Helena na Coleção Francisco Matarazzo Sobrinho, presentes no núcleo inicial do antigo Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM SP), atualmente no MAC USP. As aquisições italianas desse mesmo núcleo inicial apresentam uma relação entre os valores que conduziram a produção, a crítica e a circulação da arte nos anos 1930 e 1940 em São Paulo e o programa estético contemporaneamente promovido pelo ambiente artístico italiano. Nos mesmos anos, os artistas do chamado Grupo Santa Helena ganhavam os holofotes pela promoção de Paulo Rossi Osir, entusiasta daqueles mesmos valores, consequência de sua formação técnica e seu contato estreito com a Península. A biblioteca de Osir, referência visual para os santelenistas e hoje no MAC USP, materializa esses valores com monografias dos mesmos artistas italianos que compõem as aquisições europeias. A pesquisa pretende levantar dados de aquisição, da presença desses artistas em exposições em São Paulo e o papel da crítica no entendimento e circulação de suas obras, também do ponto de vista de Sérgio Milliet, figura fundamental para a fundação do MAM. Finalmente, será feita a análise visual das obras brasileiras em confronto com aquelas italianas, adquiridas nos mesmos anos. Este trabalho pretende propor uma nova interpretação tanto das primeiras quanto das segundas, elucidando pontos ainda obscuros sobre a gênese da coleção do antigo MAM e contribuindo para ampliar a compreensão das relações entre o Novecento Italiano e os artistas do Grupo Santa Helena, entre o meio artístico paulista e o italiano.

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