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Narrativas de gestores sobre a experiência vivida no Programa Ensino Integral (PEI) do município de Presidente Prudente - SP

Processo: 21/10020-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de junho de 2022
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2023
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Renata Portela Rinaldi
Beneficiário:Renan Moreira Ulloffo
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Administração escolar   Política educacional   Educação integral   Entrevista   Formação de professores   Presidente Prudente (SP)

Resumo

Este projeto tem por objeto de estudo os gestores do Programa Ensino Integral (PEI) da Secretaria de Educação do estado de São Paulo. A investigação faz parte da pesquisa "Rede de pesquisa e formação sobre educação integral: experiências, movimentos, inovação e desafios contemporâneos" (RINALDI, 2017) e pode contribuir na ampliação da compreensão sobre o tema investigado na medida que se propõe a utilizar a reflexão (auto)biográfica para propiciar processos e dispositivos de formação e de pesquisa por meio de narrativas, escritas ou orais. É desenvolvida na linha de pesquisa Formação dos Profissionais da Educação, Políticas Educativas e Escola Pública, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Tecnologia, campus de Presidente Prudente. A questão norteadora do estudo tece-se em torno da problemática: Como se desenvolve a experiência de ingresso e permanência da equipe de gestão escolar (diretor, vice-diretor e professor coordenador geral) no PEI e quais as condições sócio materiais para sua atuação? Sendo assim, o objetivo geral do projeto é investigar como esses profissionais, em suas particularidades e subjetividades, se construíram e se relacionam para o desenvolvimento do Programa Ensino Integral do estado de SP nas escolas em que atuam. Como lócus da pesquisa, delimitamos o município de Presidente Prudente, SP, com profissionais da equipe de gestão escolar que atuam em três escolas que aderiram ao programa a partir de 2013. Nesse sentido, trata-se de uma pesquisa qualitativa com abordagem investigativa (auto)biográfica, realizada por meio de entrevistas narrativas. Optamos por essa metodologia por ser um dispositivo que potencializa a compreensão das trajetórias pessoais e profissionais estabelecidas no interior dos contextos investigados. (AU)

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