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Encontrando as palavras certas: um estudo com medidas eletrofisiológicas sobre o papel de dicas estatísticas na aquisição de linguagem

Processo: 21/13731-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de maio de 2022
Vigência (Término): 07 de abril de 2024
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Débora de Hollanda Souza
Beneficiário:Isabella Toselli Prequero
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:14/50909-8 - INCT 2014: Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE): aprendizagem relacional e funcionamento simbólico, AP.TEM
Bolsa(s) vinculada(s):23/02238-6 - Aprendizagem estatística da linguagem e medidas eletrofisiológicas: uma colaboração internacional com o Grupo Brainvitge da Universidade de Barcelona, BE.EP.MS
Assunto(s):Desenvolvimento da linguagem   Aquisição da linguagem   Neuroimagem   Aprendizagem   Fala
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aquisição de linguagem | Erp | segmentação de fala | Desenvolvimento da linguagem

Resumo

Evidências recentes demonstram que os indivíduos detectam regularidades presentes na fala e no ambiente desde muito cedo e as utilizam para superar alguns desafios envolvidos no processo de aquisição de linguagem, como a segmentação de fala e o mapeamento das palavras aos seus referentes no mundo. Em uma série de experimentos inéditos com falantes adultos do Português-Brasileiro, pesquisadores estudaram os efeitos da interação entre a probabilidade transicional e a probabilidade fonotática em uma tarefa de extração e mapeamento simultâneo com estímulos visuais ao longo de tentativas ambíguas. Em uma língua em que as probabilidades transicional e fonotática eram desalinhadas, os participantes não foram capazes de segmentar a fala, mas mapearam corretamente as palavras aos seus referentes. Esses resultados sugerem que os participantes aprenderam as palavras sem ter consciência do que foi aprendido, visto que não tiveram sucesso apenas no teste de segmentação, em um processo descrito na literatura como aprendizagem implícita. Embora ainda haja muita discussão sobre o que é aprendizagem implícita de linguagem e como ela ocorre, a literatura sugere que medidas de neuroimagem e de registro neurofisiológico podem contribuir para uma melhor compreensão do fenômeno. O presente projeto pretende, portanto, integrar o registro de medidas eletrofisiológicas a uma tarefa de segmentação de fala. Duas línguas serão utilizadas: a primeira terá as probabilidades transicional e fonotática alinhadas e a segunda terá as probabilidades desalinhadas. O experimento consistirá em três fases: familiarização, teste implícito (violações das palavras da língua) e teste explícito. Espera-se que os dados eletrofisiológicos indiquem, por meio da ocorrência ou não dos ERPs FN400 e N200, se os participantes identificam a estrutura das línguas e que denunciem o aprendizado das palavras durante o teste implícito, independentemente do desempenho no teste explícito. (AU)

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