Busca avançada
Ano de início
Entree

Utilização de histórias em quadrinhos no ensino superior de Química

Processo: 21/14085-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2022
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2022
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Éder Tadeu Gomes Cavalheiro
Beneficiário:Alexandre Simões Silva Júnior
Instituição Sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Química analítica qualitativa   Ensino de química   Ensino superior   Inovações tecnológicas   Material didático
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino de Graduação | Química Analítica Qualitativa | Uso de TCI | Ensino de Química Analítica

Resumo

Considerando as dificuldades de comunicação com os jovens alunos em dias atuais, acostumados a comunicação rápida, com textos curtos e, geralmente em mídia digital ao invés do textos impressos em papel, além das necessidades impostas pela pandemia de Covid-19, que trouxe a necessidade de buscar material de apoio didático, com essas características, a presente proposta tem a meta de o uso de histórias em quadrinhos (HQs) como uma maneira lúdica de tornar a aprendizagem mais atrativa aos estudantes, tendo como finalidade o uso de recursos tecnológicos para promover desenvolvimento de habilidades tais como, criatividade, leitura, interpretação de texto, resolução de problemas, tomada de decisão, pensamento crítico e avaliativo, além de aproximar os alunos de situações reais nas quais possam ser utilizados os conhecimentos adquiridos em sala de aula. A oportunidade de desenvolver essas estratégias surgiu com a oferta de um aluno de graduação versado no uso de programas gráficos livres, candidato nesta solicitação, durante o uso de histórias em quadrinhos em um curso de Química Analítica Qualitativa. As HQs serão elaboradas submetidas a alunos voluntários e o seu resultado na apresentação de conteúdo avaliado, por questionários e feed-backs e contará com a participação de uma aluna de doutorado que iniciou os trabalhos. Se o material for aprovado pelos alunos envolvidos será disponibilizado na Internet por canais digitais.(AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)