Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigação do potencial antineoplásico de novos fármacos que modulam a dinâmica de microtúbulos em Leucemia Mieloide Aguda

Processo: 21/01460-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de julho de 2022
Vigência (Término): 31 de julho de 2024
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:João Agostinho Machado Neto
Beneficiário:Hugo Passos Vicari
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Hematologia   Leucemia mieloide aguda   Antineoplásicos   Biologia tumoral   Microtúbulos   Ciclopentanos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Antineoplásicos | biologia do câncer | leucemia mielóide aguda | microtubulos | Hematologia

Resumo

A Leucemia Mieloide Aguda (LMA) é uma neoplasia hematológica maligna heterogênea causada pelo acúmulo de mutações e alterações moleculares nas Células-Tronco Hematopoiéticas (CTH), culminando em acúmulo de células mieloides anormais e imaturas na medula óssea e em hematopoiese ineficaz. Apesar dos grandes avanços no entendimento da complexidade envolvida na biologia e clínica das LMA nos últimos anos, muito pouco se traduziu em novas terapias. A dinâmica de microtúbulos é critica para o sucesso da mitose e, portanto, necessária para proliferação celular. Assim, os microtúbulos são considerados um dos alvos moleculares chaves para o tratamento do câncer. Neste sentido, nosso grupo de pesquisa identificou uma nova classe de compostos, os ciclopenta[b]indóis, capaz de modular a dinâmica de microtúbulos e induzir apoptose de forma seletiva em modelos de Leucemia Promielocítica Aguda (LPA) sensíveis e resistentes ao ATRA. Do ponto de vista molecular, o composto 2 inibiu a expressão de STMN1 e induziu a expressão de marcadores de dano em DNA e ativação de caspases. Diante do exposto, o objetivo deste projeto é investigar os efeitos celulares e moleculares in vitro e in vivo do ciclopenta[b]indol (composto 2) em um amplo painel de linhagens celulares e células primárias de pacientes com LMA. Nossa expectativa é que os achados encontrados até o momento em modelos de LPA possam ser transpostos em modelos de LMA com biologia menos estabelecia e órfãos de terapia alvo-específico. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VICARI, HUGO PASSOS; LIMA, KELI; COSTA-LOTUFO, LETICIA VERAS; MACHADO-NETO, JOAO AGOSTINHO. Cellular and Molecular Effects of Eribulin in Preclinical Models of Hematologic Neoplasms. CANCERS, v. 14, n. 24, p. 15-pg., . (21/01460-1, 19/23864-7, 19/01700-2, 21/11606-3)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.