Bolsa 22/01112-6 - Controle (teoria de sistemas e controle), Veículos - BV FAPESP
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Influência da redundância de placas de sinalização em vias rurais no comportamento do condutor: estudo de caso em simulador de direção

Processo: 22/01112-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2022
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2022
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Transportes - Veículos e Equipamentos de Controle
Pesquisador responsável:Ana Paula Camargo Larocca
Beneficiário:Mateus Sanders Garcia
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Controle (teoria de sistemas e controle)   Veículos   Percepção de risco   Análise estatística   Relatos de casos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:driver behavior | Driving Simulator | Eye tracking system | Innatention | Risk Perception | Traffic signs | Segurança Viária

Resumo

O presente projeto de pesquisa tem como objetivo avaliar a influência da redundância na sinalização vertical e horizontal nas rodovias, no comportamento do condutor, considerando sua percepção ao risco, e possíveis distrações e intenções que ocorram no processo. A análise será realizada em dois trechos com maior frequência de acidentes da rodovia BR 376 na direção norte. Para isso, se considerará as sinalizações existentes atualmente e outros possíveis cenários na mesma via. Adicionalmente, o processo será conduzido com a realização de experimentos com voluntários num simulador de direção, que permite a construção de cenários virtuais, em conjunto com um sistema de rastreio do olhar, que indicará os locais mais observadas pelo condutor durante o percurso, bem como o tempo de fixação do olhar e reações. Qualquer pessoa habilitada a mais de um ano será considerado apta a participar do experimento. Definida a amostragem e obtido as variáveis de interesse, proceder-se-á com a análise estatística. Utilizando análises descritivas e de correlação, procurar-se-á avaliar tendências entre a quantidade de placas e as variáveis de percepção, como a dilatação da pupila. Dessa forma, acredita-se ser possível estabelecer relações entre as sinalizações e sua efetiva eficiência, considerando a percepção, avaliação de risco e se interferem de forma negativa nos níveis de atenção do motorista.(AU)

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