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Formações genéricas no filme de crime Latino-Americano contemporâneo

Processo: 21/05701-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2022
Situação:Interrompido
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Cinema
Pesquisador responsável:Pedro Maciel Guimarães Junior
Beneficiário:Luiz Felipe Rocha Baute
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):23/14806-9 - Formações genéricas no filme de crime latino-americano contemporâneo: estéticas e identidades, BE.EP.DR   23/14805-2 - Formações genéricas no filme de crime latino-americano contemporâneo: perspectivas e métodos transnacionais, BE.EP.DR
Assunto(s):Estudos culturais   Multimeios   Gênero cinematográfico   Crime   Latino-americanos   Brasil   Argentina   México
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Audiovisual - História e crítica | Cinema Latino-Americano | Estudos Culturais | Gêneros cinematográficos e audiovisuais | Perspectiva dos sistemas-mundo | Formas e gêneros audiovisuais

Resumo

Este projeto de pesquisa propõe um estudo acerca da produção, distribuição e recepção de obras relacionadas ao filme de crime na Argentina, no Brasil e no México, desde 2000 aos dias de hoje, sob a perspectiva dos sistemas-mundo, que divide a produção global em centro, semiperiferia e periferia. Em específico, utilizaremos desta perspectiva analítica, formulada por Imannuel Wallerstein e aplicada às artes por Franco Moretti, para identificar as relações da periferia latino-americana com o centro hollywoodiano. Argumenta-se que os processos genéricos podem ser melhor entendidos a partir de um estudo amplo, considerando-os como formações culturais em constante transformação. Desse modo, analisaremos, de forma mais detida, obras argentinas, brasileiras e mexicanas, e, em seguida, com base na metodologia do materialismo cultural, e sobretudo o conceito de "tradição seletiva" de Raymond Williams, relacionaremos os resultados obtidos aos dados mais gerais de produções locais e regionais dos países, com o objetivo de examinar detalhadamente suas complexas formações. Partindo dos estudos de obras audiovisuais associadas às temáticas de crime, também discutiremos o impacto da produção deste gênero no processo produtivo e cultural contemporâneo através do exame de seus desdobramentos sócio-históricos. (AU)

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