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Reformas da instrução pública na França no século XIX: produção, circulação e apropriação de modelos pedagógicos

Processo: 22/04714-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 05 de setembro de 2022
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2023
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Carlota Josefina Malta Cardozo dos Reis Boto
Beneficiário:Alexandre Ribeiro e Silva
Supervisor: Rebecca Rogers
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Centre de Recherche sur les Liens Sociaux (CERLIS), França  
Vinculado à bolsa:20/11928-8 - Circulação nacional e transnacional de modelos pedagógicos e reformas da instrução pública: Maranhão, Rio de Janeiro e França na década de 1850, BP.DR
Assunto(s):História da educação   Ensino público   Práticas pedagógicas   Século XIX   França (país)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:França | Modelos pedagogicos | Reformas da instrução pública | Século XIX | História da Educação

Resumo

O intuito da presente proposta de estágio de pesquisa no exterior a ser realizada no Centre de Recherche sur les Liens Sociaux / Université Paris Cité é estreitar o diálogo com a historiografia educacional francesa e com fontes documentais, a fim de aprimorar o trabalho de doutoramento que vem sendo desenvolvido no país. A legislação educacional do século XIX será explorada como um modo de difusão e apropriação de discursos e ideias no campo educacional em perspectiva nacional e transnacional. Foca em reformas educacionais realizadas na França durante a primeira metade do século XIX, de modo a entender como se constituíram em modelos para reformadores da instrução pública brasileira. A partir de uma breve discussão historiográfica, demonstra como o paradigma do transplante ou cópia criou uma tradição nos estudos sobre o tema, o que indica a necessidade de estudos que adotem outras perspectivas. Seus objetivos são conhecer os debates sobre reformas educacionais na França durante a primeira metade do século XIX, a partir dos principais sujeitos envolvidos e as ideias por eles defendidas; estudar a história da profissão docente na França durante a primeira metade do século XIX; investigar a estruturação do ensino público primário francês a partir das leis escolares criadas na primeira metade do século XIX; abordar as relações entre reformas educacionais brasileiras e francesas no século XIX na perspectiva da História Transnacional da Educação. (AU)

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