Bolsa 21/13976-2 - Chrysomelidae, Coleoptera - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificação de moléculas alvo para uso em RNAi como controle da praga agrícola Diabrotica speciosa (Coleoptera:Chrysomelidae)

Processo: 21/13976-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2022
Data de Término da vigência: 31 de março de 2023
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Henrique Marques Barbosa de Souza
Beneficiário:Luiz Renato Rosa Leme de Souza
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Chrysomelidae   Coleoptera   Praga   Interferência de RNA   Inativação gênica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Chrysomelidae | Coleoptera | Diabrotica | praga | RNAi | silenciamento | Silenciamento Gênico

Resumo

O agronegócio ocupa uma posição altamente significativa no que concerne aos interesses político-econômico-sociais no Brasil. Um dos grandes desafios da agricultura é a constante ameaça de perdas de produção decorrente de stresses bióticos (pragas, doenças e ervas daninhas) e abióticos (seca, geadas, nutrição, entre outros), que causam danos em diversas culturas, como: milho, soja, feijão, batata, entre outras. Uma importante praga da cultura do milho é a Vaquinha Verde Amarela (Diabrotica speciosa), cujos danos causados se estendem a outros cultivos, devido ao comportamento polífago dessa espécie, que atualmente tem seu manejo limitado ao uso de pesticidas químicos. A tecnologia de RNAi, um mecanismo celular de regulação da expressão gênica, é uma alternativa sustentável ao uso de agroquímicos, por serem moléculas biodegradáveis, não tóxicas e de mecanismo de ação altamente específico, permitindo sua combinação com outras tecnologias sustentáveis. Seu funcionamento ocorre nas células do inseto através da identificação de sequências de dsRNA homólogas a um gene de função vital para este, permitindo o silenciamento que resulta em sua morte. Várias moléculas alvo já foram identificadas e caracterizadas na espécie Diabrotica virgifera, revelando seu potencial para o controle de Diabrotica por RNAi. Este projeto propõe uma abordagem evolutiva, experimental e comparativa, que consiste em, com base em dados moleculares disponíveis da espécie D. virgifera, isolar, sequenciar, alinhar e analisar genes ortólogos em D. speciosa, definindo assim os alvos para o mecanismo de RNAi, possibilitando a validação de estudos empenhados no desenvolvimento de um produto nacional para o controle da praga.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)