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Avaliação longitudinal do progresso acadêmico de alunos do ensino fundamental após ensino remediativo de ensino de leitura e escrita

Processo: 22/08929-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de agosto de 2022
Vigência (Término): 19 de março de 2024
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Acordo de Cooperação: CNPq - INCTs
Pesquisador responsável:Deisy das Graças de Souza
Beneficiário:Letícia Rinolfi Pereira
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:14/50909-8 - INCT 2014: Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE): aprendizagem relacional e funcionamento simbólico, AP.TEM
Assunto(s):Análise do comportamento   Aprendizagem   Leitura e escrita   Avaliação da aprendizagem   Comportamento simbólico
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise do Comportamento | aprendizagem | avaliação da aprendizagem | Comportamento simbólico | leitura e escrita | Processos básicos de aprendizagem

Resumo

Este subprojeto, a ser conduzido no ambiente escolar, com alunos com atrasos na aprendizagem de leitura e escrita, visa implementar programas informatizados, para aplicação individualizada para o ensino desses repertórios e monitorar seus efeitos ao longo da trajetória dos alunos no ensino fundamental. Os programas foram objeto de investigações prévias do INCT-ECCE (que documentaram sua efetividade) e a presente investigação pretende estender a avaliação para além do impacto imediato, buscando verificar se o domínio inicial de leitura e escrita contribui, e em que medida, para a progressão escolar e para a ampliação do repertório acadêmico dos alunos, uma vez que a leitura é necessária para a avançar a aprendizagem da própria língua, assim como a de outros conteúdos acadêmicos, incluindo matemática e ciências). O método geral implicará na aplicação de módulos graduados de ensino, de acordo com o nível inicial de dificuldades do aluno (Módulos 1, 2 e/ou 3) e em seu acompanhamento ao longo dos dois anos acadêmicos subsequentes à conclusão do Módulo 3. Portanto, parte dos alunos completará os três módulos, mas os que puderem iniciar no Módulo 2 ou no Módulo 3, completarão apenas estes últimos. Os dados serão analisados em função do repertório de entrada dos alunos, do tempo e das características da aprendizagem durante a exposição ao ensino e do tempo após a conclusão do último módulo. (AU)

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