Avaliação do desempenho em leitura e escrita de alunos com deficiência intelectual...
Efeito preditivo da nomeação de estímulos alternados para o aprendizado da leitura...
Processo: | 22/08929-8 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico |
Data de Início da vigência: | 01 de agosto de 2022 |
Data de Término da vigência: | 19 de março de 2024 |
Área de conhecimento: | Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental |
Acordo de Cooperação: | CNPq - INCTs |
Pesquisador responsável: | Deisy das Graças de Souza |
Beneficiário: | Letícia Rinolfi Pereira |
Instituição Sede: | Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil |
Vinculado ao auxílio: | 14/50909-8 - INCT 2014: Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE): aprendizagem relacional e funcionamento simbólico, AP.TEM |
Assunto(s): | Análise do comportamento Aprendizagem Leitura e escrita Avaliação da aprendizagem Comportamento simbólico |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Análise do Comportamento | aprendizagem | avaliação da aprendizagem | Comportamento simbólico | leitura e escrita | Processos básicos de aprendizagem |
Resumo Este subprojeto, a ser conduzido no ambiente escolar, com alunos com atrasos na aprendizagem de leitura e escrita, visa implementar programas informatizados, para aplicação individualizada para o ensino desses repertórios e monitorar seus efeitos ao longo da trajetória dos alunos no ensino fundamental. Os programas foram objeto de investigações prévias do INCT-ECCE (que documentaram sua efetividade) e a presente investigação pretende estender a avaliação para além do impacto imediato, buscando verificar se o domínio inicial de leitura e escrita contribui, e em que medida, para a progressão escolar e para a ampliação do repertório acadêmico dos alunos, uma vez que a leitura é necessária para a avançar a aprendizagem da própria língua, assim como a de outros conteúdos acadêmicos, incluindo matemática e ciências). O método geral implicará na aplicação de módulos graduados de ensino, de acordo com o nível inicial de dificuldades do aluno (Módulos 1, 2 e/ou 3) e em seu acompanhamento ao longo dos dois anos acadêmicos subsequentes à conclusão do Módulo 3. Portanto, parte dos alunos completará os três módulos, mas os que puderem iniciar no Módulo 2 ou no Módulo 3, completarão apenas estes últimos. Os dados serão analisados em função do repertório de entrada dos alunos, do tempo e das características da aprendizagem durante a exposição ao ensino e do tempo após a conclusão do último módulo. (AU) | |
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