Bolsa 22/06818-4 - Literatura, Estética (arte) - BV FAPESP
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A aberração do sensível: sobre as imagens em Mircea Cartarescu

Processo: 22/06818-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2022
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2023
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Teoria Literária
Pesquisador responsável:Fábio Rigatto de Souza Andrade
Beneficiário:Caio Vinicius Russo Nogueira
Supervisor: Bernard Vouilloux
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Université Paris-Sorbonne (Paris 4), França  
Vinculado à bolsa:21/01238-7 - Literatura é Teratologia: a estética das imagens aberrantes de Mircea Cartarescu, BP.DR
Assunto(s):Literatura   Estética (arte)   Imagens   Obra literária   Análise de texto
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Estética da Literatura | Imagens Literárias | Mircea Cartarescu | Perceptos e Afectos | sensação | sentido | Estética da Literatura

Resumo

Este estágio de doutorado faz parte da tese "Literatura é Teratologia: a estética das imagens aberrantes em Mircea Cartarescu", sob a direção de Fábio DE SOUZA ANDRADE no Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada (DTLLC) da Universidade de São Paulo (USP - Brasil). Previsto para se passar na Sorbonne Université, França, com financiamento da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e sob a supervisão de Bernard VOUILLOUX, essa proposta tem como objetivo aprofundar a investigação sobre as imagens literárias na obra "Nostalgia" (1993), de Mircea Cartarescu, a partir de uma reflexão teórico-estética. A presente proposta de pesquisa é conceitualmente baseada nos "afectos" e "perceptos" (Deleuze) que compõem o tecido sensível da obra Cartaresquiana, i.e., as imagens entendidas como médium, no sentido de Vouilloux e Coccia, que existem na própria imanência do texto literário. Nesse sentido, entendemos este conjunto de imagens como uma verdadeira língua estrangeira (Proust) que o escritor romeno compõe. De fato, se as obras de arte, inclusive as literárias, podem ser consideradas como "blocos de sensações", e se o problema da escrita, segundo Deleuze, também afeta o ver e os outros sentidos, nossa hipótese, ainda provisória, é que existe um visual que não se restringe à ideia de imagens artefatuais (icônicas e plásticas); este visual, assim como os outros sentidos, talvez sejam produzidos de modo virtual pelo verbal. Além dos tropos, ou seja, das figuras de linguagem (metáfora, metonímia, sinédoque, comparação, etc.) e da lógica do discurso da narrativa apenas, trata-se de pensar a obra literária em questão também como produtora de imagens. Para verificar esta hipótese, partimos de uma análise textual dos procedimentos utilizados pelo Cartarescu em seu romance "Nostalgia" (1993). Parece-nos que uma estética da literatura é possível de ser esboçada apenas no caminho problemático de uma investigação do devir sensível da linguagem relacionada com os horizontes de sentido. (AU)

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