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Em tempos de COVID-19: iniciação sexual, socialização e exposição ao risco de jovens de escolas públicas de ensino médio

Processo: 22/08889-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2022
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2024
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva
Pesquisador responsável:Cristiane da Silva Cabral
Beneficiário:Antonio Cerdeira Pilão
Instituição Sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:21/08571-3 - Em tempos de COVID-19: iniciação sexual, socialização e exposição ao risco de jovens de escolas públicas de ensino médio, AP.R
Assunto(s):Ciências sociais   Ciências humanas   COVID-19   SARS-CoV-2   Direitos humanos   Jovens   Sexualidade   Comportamento sexual   Violência doméstica   Sexismo   Ensino médio   Escola pública   São Paulo (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Covid-19 | Direitos Humanos | escola | Gênero | Juventude | Sexualidade | Ciências Sociais e Humanas em Saúde

Resumo

Com vistas a contribuir para a o objetivo mais amplo de investigar como as desigualdades e hierarquias baseadas em gênero e sexualidade marcam a iniciação sexual e a dinâmica das interações sociais e sexuais, com impacto na prevenção ao SARS-CoV-2 , a/o bolsista de pós-doutorado deverá se concentrar na análise dos modos como jovens estudantes de ensino médio de escola pública, em distritos socialmente vulneráveis da cidade de São Paulo, enfrentam violência e discriminação associadas a gênero e orientação sexual em suas experiências com a sexualidade. De especial interesse será compreender as dinâmicas de flexibilização, persistência e reacomodação das normas sexuais associadas a gênero e orientação sexual, no quadro mais amplo de disputa e reposicionamento das expectativas em relação às feminilidades e masculinidades, em que intervêm tanto interpelações à heteronormatividade postas pela formação de coletivos estudantis quanto a exacerbação das desigualdades de sexualidade e gênero evidenciada em episódios de violência doméstica contra meninas e LGBT no contexto da pandemia. A investigação deverá considerar as duas temporalidades previstas no projeto (períodos de distanciamento físico e de reabertura sustentada) em suas implicações na sociabilidade juvenil, na interação afetiva-sexual e nas vivências de violência e discriminação. Além de participar ativamente da coordenação do processo de realização de entrevistas, junto com a pesquisadora responsável, espera-se também que o/a bolsista de pós doutorado contribua para a análise da aceitabilidade de intervenções de prevenção contra sexismo, LGBTfobia e discriminação religiosa e para a produção de informações sobre iniciativas e políticas públicas voltadas para dimensões de saúde sexual e saúde reprodutiva juvenil. (AU)

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