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Otimização do armazenamento de energia e do gerenciamento de potência utilizando redes neurais artificiais

Processo: 21/14026-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2022
Situação:Interrompido
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica
Pesquisador responsável:Ludmila Corrêa de Alkmin e Silva
Beneficiário:Matheus Henrique Rodrigues Miranda
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):24/08117-9 - Desenvolvimento de metodologia para sistemas veiculares utilizando redes neurais artificiais com base em ensaios experimentais, BE.EP.DR
Assunto(s):Mecânica dos sólidos   Dinâmica veicular   Redes neurais (computação)   Armazenamento de energia   Aprendizado computacional   Veículos elétricos   Potência
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:dinamica veicular | gerenciamento de potência | Gerenciamento do armazenamento de energia | rede neural artificial | Mecânica dos Sólidos e Projeto Mecânico com ênfase em Dinâmica Veicular

Resumo

Em busca de proporcionar o desenvolvimento de novas tecnologias voltadas à mobilidade, surge a necessidade de compreender o comportamento dinâmico, os sistemas e componentes do veículo, como por exemplo, o sistema de armazenamento de energia e o gerenciamento de potência. O foco dessa pesquisa, é a aplicação de técnicas de aprendizado de máquinas, mais especificamente o método das redes neurais artificiais, para desenvolver um modelo de armazenamento de energia adequado para os veículos principalmente elétricos. Em adição, têm-se o desenvolvimento de uma estratégia para o gerenciamento de potência, utilizando as redes neurais artificiais, possibilitando a adequação da divisão de potência para diferentes condições de condução. A combinação entre a dinâmica longitudinal e lateral é a que mais influencia no desempenho do veículo, assim a dinâmica planar deve ser considerada na estratégia de gerenciamento. Para desenvolver esses modelos, deve ser realizado um vasto levantamento bibliográfico sobre o desenvolvimento e a implementação das redes neurais artificiais, do sistema de armazenamento de energia, estratégias para o gerenciamento de potência e da modelagem da dinâmica planar do veículo. Logo, este trabalho visa contribuir com o desenvolvimento do modelo matemático de um sistema de armazenamento de energia veicular adequado para as condições de aplicação, o qual muitas vezes é desconsiderado. Esse modelo visa o aumento do tempo de vida desse componente e da autonomia do veículo, além disso, é proposto um sistema de gerenciamento de potência que engloba esse sistema de energia e atua em tempo real garantindo a maior eficiência do sistema de propulsão do veículo. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LOURENCO, MARIA AUGUSTA DE MENEZES; ECKERT, JONY JAVORSKI; SILVA, FABRICIO LEONARDO; MIRANDA, MATHEUS HENRIQUE RODRIGUES; DE ALKMIN E SILVA, LUDMILA CORREA. Uncertainty analysis of vehicle fuel consumption in twin-roller chassis dynamometer experiments and simulation models. MECHANISM AND MACHINE THEORY, v. 180, p. 23-pg., . (21/14026-8)

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