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Biodiversidade (Des)Colonizada: estudo exploratório sobre exposições de museus de ciências naturais

Processo: 22/07317-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 06 de novembro de 2022
Vigência (Término): 30 de janeiro de 2023
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Martha Marandino
Beneficiário:Martha Marandino
Pesquisador Anfitrião: Maria Paula Guttierrez Meneses
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa: Universidade de Coimbra (UC), Portugal  
Assunto(s):Ensino de ciências   Biodiversidade   Descolonização   Museus   Museografia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biodiversidade | Descolonização | diálogo de saberes | exposição | Museus de Ciências | Ensino de ciências

Resumo

A trajetória dos museus de ciências vem se dando a partir de sobreposições e tensões, relacionadas às várias formas de conhecimento e às relações de poder entre territórios, atores e instituições envolvidas. No que se refere a biodiversidade, sua presença nos museus já se faz notar nos Gabinetes de Curiosidades desde o século XVI e em outros espaços sociais a partir do desenvolvimento do hábito de criá-los vivos em cativeiro. Aos poucos, a ênfase na curiosidade e no exótico que fundamentava a existência dos museus é substituída pelas preocupações científicas e esses locais se tornam espaço do fazer científico. Também se intensificam as preocupações de educação e suas museografias se modificam em direção da compreensão do público. Atualmente, os museus de ciências são provocados a pensar em novas formas de produzir e divulgar as ciências naturais, já que a ausência ou pouca presença dos conhecimentos de grupos culturais tradicionais e povos originários vem sendo reivindicados. Cabe assim questionar se o sequestro dos saberes e a negação da pluralidade epistemológica do conhecimento sobre o mundo natural está presente hoje nas exposições dos museus de ciências. Assim, este projeto tem como objetivo estudar se e como algumas das exposições de diferentes modelos de museus de ciências naturais vêm estabelecendo o diálogo entre os diferentes conhecimentos e formas de compreender e se relacionar com a biodiversidade. (AU)

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