Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo do desenvolvimento da identidade científica por grupos minoritários

Processo: 20/03141-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2023
Vigência (Término): 30 de abril de 2023
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química
Pesquisador responsável:Ana Cláudia Kasseboehmer
Beneficiário:Ana Cláudia Kasseboehmer
Pesquisador Anfitrião: Lucy Avraamidou
Instituição Sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Local de pesquisa: University of Groningen, Holanda  
Vinculado ao auxílio:17/10118-0 - Estudo e aplicação da tecnologia eletroquímica para a análise e a degradação de interferentes endócrinos: materiais, sensores, processos e divulgação científica, AP.TEM
Assunto(s):Ensino de ciências   Mulheres na ciência   Ensino de química
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:apropriação da ciência | Bourdieu | ensino de ciencias | minorias | Mulheres na ciência | stem | Ensino de Química

Resumo

As instituições de ensino e de pesquisa têm reconhecido a importância de divulgar a ciência e as atividades de divulgação científica têm aumentado numericamente. Um passo seguinte é analisar mais profundamente o impacto e o alcance dessas atividades. Um questionamento refere-se a compreender de que forma as atividades de divulgação científica poderiam ser desenvolvidas para levar estudantes de camadas sociais desfavorecidas a se apropriarem da ciência e incorporá-la em seu conjunto de valores e de interesses. O objetivo deste projeto é a realização de um estágio de pesquisa de curta duração junto ao grupo de pesquisa da Profa. Lucy Avraamidou na University of Groningen. Espera-se também levantar e compreender como se estabelece a identidade científica, em especial, com a Química, de grupos minoritários participantes de uma das pesquisas do grupo da Profa. Lucy Avraamidou e quais são as diferenças e semelhanças com relação aos grupos minoritários brasileiros. A formação em nível superior e considerar a universidade pública como uma opção não é natural para a maior parte dos estudantes das escolas públicas brasileiras. Por isso, compreender quais os impactos de atividades de divulgação científica na apropriação desse espaço público e dessa carreira é bastante importante para avaliar os resultados do Projeto Temático a que esta proposta está vinculada bem como planejar ações futuras envolvendo a emancipação da população carente. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.