Bolsa 21/02856-6 - História da arte, História das mulheres - BV FAPESP
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O século de Eva: entre a produção e a representação das mulheres na Europa das luzes

Processo: 21/02856-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2022
Situação:Interrompido
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História Moderna e Contemporânea
Pesquisador responsável:Laura de Mello e Souza
Beneficiário:Maria Angélica Beghini Morales
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):História da arte   História das mulheres   Influências sociais   Mulheres na arte   História da França   História de Portugal   Iluminismo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:História da Arte | História da França | história das mulheres | História de Portugal | Iluminismo | Museu de Arte de São Paulo | História Social da Arte e da Cultura

Resumo

Este trabalho tem como objetivo compreender as dimensões da influência intelectual feminina nos circuitos artísticos e culturais na Europa das Luzes, suas redes e formas de circulação, partindo da análise de fontes visuais e escritas do período. A historiografia mais recente vem ressaltando que, mesmo que tenha sido relativamente breve, o poder exercido por mulheres no âmbito da cultura pode ser compreendido como indicador de um caminho de liberdade e emancipação - embora, em muitos casos, essas mulheres tenham sido substituídas nessa posição pela figura do intelectual homem que elas próprias haviam ajudado a afirmar. Buscando estabelecer uma ponte entre essa temática e o contexto brasileiro, centraremos nossa análise em dois retratos de mulheres de letras presentes na coleção do Museu da Arte de São Paulo: Retrato de Elisabeth-Sophie-Constance de Lowendahl, condessa de Turpin de Crissé, (1775-1785) de Jean Honoré Fragonard, e Autorretrato de Leonor de Almeida Portugal de Lorena e Lencastre, "Alcipe" (1787-1790), combinando o estudo e interpretação dessas obras com a análise de textos sobre arte escritos por mulheres contemporâneas à produção das mesmas. Com atenção especial a França e Portugal da segunda metade do século XVIII - recorte espaçotemporal proposto por nossas fontes visuais e de extremo interesse na temática da circulação de ideias -, iremos nos debruçar sobre essa documentação, buscando elucidar a relação entre letras e artes nesses dois contextos, suas influências e movimentação de textos, formas estéticas e pessoas. Nos ateremos ainda sobre a questão da invisibilidade dessas figuras femininas pela perspectiva dos estudos de gênero e história das mulheres. Nessa última chave, pretendemos, também, investigar a história desses quadros, sua aquisição e formas de exibição ao longo da história do MASP. Por fim, trabalharemos com a hipótese de que essas formas de representar a mulher vão ser alteradas e transformadas a partir de uma produção intelectual e letrada feminina; ou seja: que existe uma alteração nos padrões da retratística tradicional das mulheres nas obras que têm como pano de fundo essa produção intelectual feminina inserida de forma complexa e muitas vezes contraditória no chamado "século da liberdade". (AU)

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