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Ensino superior e refugio: um estudo a partir da trajetória de estudantes refugiados na Universidade Estadual de Campinas

Processo: 22/04334-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2022
Vigência (Término): 30 de junho de 2023
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia - Antropologia Urbana
Pesquisador responsável:Regina Facchini
Beneficiário:Larissa Docal Spina
Instituição Sede: Núcleo de Estudos de Gênero (PAGU). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino superior   Universidades   Entrevistas (psicologia)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino Superior | mobilidades | Refúgio | Universidade | Refúgio e Políticas de Ensino

Resumo

O objetivo geral deste projeto é avançar no conhecimento sobre as trajetórias de estudantes refugiados que hoje estão no ensino superior, tendo em vista as questões enfrentadas por esses estudantes no que concerne ao acesso e também à permanência na universidade. A pesquisa se concentra na experiência hoje em curso na Universidade Estadual de Campinas, que conta com sistema de reserva de vagas e políticas de permanência para estudantes refugiados desde 2019. Este projeto dá continuidade a uma Iniciação Científica anterior, realizada com apoio PIBIC-CNPq (09/2020 a 09/2021), voltada para o cotejamento dos documentos que regularizam o acesso para refugiados em universidades paulistas e para o conhecimento do perfil dos estudantes refugiados matriculados na Unicamp. A presente proposta pretende avançar particularmente neste segundo objetivo, compreendendo realização de novas entrevistas com estudantes refugiados e sistematização e análise de entrevistas anteriormente realizadas, além do acompanhamento de eventos relacionados aos estudantes refugiados na universidade. Interessa compreender melhor as formas pelas quais nacionalidade, gênero, classe social, raça e religião (entre outros) interseccionam-se no acesso ao ensino superior e no cotidiano desses estudantes na universidade. Ao mesmo tempo, será destinada atenção especial ao impacto dos distintos status migratórios dos estudantes no ingresso e cotidiano na universidade. Por fim, espera-se também compreender as diferentes redes de apoio acessadas pelos estudantes dentro e fora da universidade e sua relação com o enfrentamento dos desafios encontrados na formação universitária. (AU)

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