Busca avançada
Ano de início
Entree

O desempenho térmico de edifícios residenciais multifamiliares envidraçados: adaptação à mudança do clima e às novas questões decorrentes da pandemia

Processo: 21/04723-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2022
Vigência (Término): 30 de junho de 2023
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Denise Helena Silva Duarte
Beneficiário:Shaiane Gomes Viana
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Análise térmica   Mudança climática   Simulação por computador   Conforto ambiental
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise Térmica | Mudanças Climáticas | Simulação Computacional | Conforto Ambiental

Resumo

Este projeto tem como objeto de estudo o desempenho térmico de pequenosapartamentos em edifícios residenciais multifamiliares (até 50 m²), com fachadas totalou parcialmente envidraçadas, construídos e lançados recentemente em São Paulo.As análises térmicas serão realizadas a partir de simulações computacionais combase nos dados climáticos atuais e dados futuros do Projeta - Projeções De MudançaDo Clima Para A América Do Sul Regionalizadas Pelo Modelo ETA do InstitutoNacional de Pesquisas Espaciais - INPE. As análises, desenvolvidas com o apoio desimulação computacional termodinâmica, permitem avaliar os índices de confortotérmico e eficiência energética, de maneira quali-quantitativa, frente às mudançasclimáticas e às novas demandas decorrentes do confinamento, devido à pandemia.Com isso pode-se qualificar e quantificar o impacto que tomadas de decisões sobre odesenho, os materiais e componentes construtivos nas fachadas podem causar sobreo espaço construído. Diante do aumento de temperatura global, somado aosfenômenos locais de aquecimento urbano, torna-se fundamental a problematização eo estudo em projeto do desempenho térmico dos pequenos apartamentos comfachadas total ou parcialmente envidraçadas em cenários futuros, com o objetivo dese avaliar o conforto dos usuários e a eficiência energética, frente à demanda pelocondicionamento artificial e considerando-se, também, o maior tempo de permanênciados moradores e os novos usos decorrentes do confinamento durante a pandemia e,eventualmente, pós-pandemia, em função dos novos hábitos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VIANA, Shaiane Gomes. Três graus a mais: o impacto das mudanças climáticas nos apartamentos studios. 2023. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/SBI) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.