Pesquisa e Inovação: Match<IT>: uma plataforma inteligente B2B para oferta e seleção de fornecedores de tecnologias
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Match<IT>: uma plataforma inteligente B2B para oferta e seleção de fornecedores de tecnologias

Processo: 22/10868-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2022
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2023
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Pesquisador responsável:Roseane Jamile Lopes Ramos
Beneficiário:Roseane Jamile Lopes Ramos
Empresa:Match It Serviços de Tecnologia Ltda
CNAE: Desenvolvimento de programas de computador sob encomenda
Vinculado ao auxílio:22/04248-6 - Match<IT>: uma plataforma inteligente B2B para oferta e seleção de fornecedores de tecnologias, AP.PIPE
Assunto(s):Aprendizado computacional   Mineração de texto   Processamento de linguagem natural   Inteligência artificial   Plataformas inteligentes   Business-to-business   Fornecedores   Tecnologia da informação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aprendizado de Máquina | Desenvolvimento econômico por empresas de TI | Mineração de Textos | Plataforma B2B - Business to Business | Processamento de Linguagem Natural | Sistemas inteligentes de recomendação | Sistemas inteligentes, Aprendizado de máquina, Processamento de linguagem natural

Resumo

Em 2020 foram investidos mundialmente US$48 bilhões para a contratação de empresas de tecnologia da informação. No Brasil, onde existe uma escassez de pessoas qualificadas em tecnologia, o investimento em serviços de TI cresce em torno de 10% ao ano. A alocação para essa demanda é suprida mediante a contratação de empresas prestadoras de serviços, chamadas aqui de Sellers, que representam 30 mil empresas com esse perfil no mercado. No entanto, a contratação de serviços em tecnologia de informação é uma tarefa árdua e onerosa. O processo envolve um ecossistema complexo de fabricantes (marcas desenvolvedoras de software) e canais de vendas (distribuidores, resellers, solution partners) que é ineficiente na forma de apresentar soluções aos potenciais clientes, chamados aqui de Buyers. Adicionalmente, a confiança e as relações pessoais são elementos cruciais para uma negociação em muitos países. Nesse sentido, as redes sociais são plataformas que permitem a geração de meta-relacionamentos de confiança entre indivíduos do mundo real, como redes de amizade, oferta e busca de emprego, entre outras. Contudo, a confiança é uma métrica subjetiva, e as necessidades dessas empresas não são totalmente atendidas, principalmente devido a: I) plataformas oferecendo funcionalidades de baixa qualidade e não focadas ao ambiente Business to Business (B2B) em TI, dada a falta de suporte científico-tecnológico no uso de algoritmos inteligentes; II) direcionamento não é específico e na medida segundo as necessidades das empresas contratantes e dos portfólios das empresas de serviços; III) o desafio de gerar confiança na negociação entre empresas em um ambiente virtual e tecnológico, que pode ser muito impessoal e pouco previsível. Assim, e abordando essas lacunas neste projeto, propomos o desenvolvimento de uma plataforma inteligente B2B para oferta e procura de serviços de TI. Buscamos otimizar a conexão entre a oferta e a demanda de serviços corporativos, de forma intuitiva, eficiente, inteligente e rápida, como determina a atual era da meta-sociedade. Tal plataforma, chamada de Match, permite de forma simples e eficiente realizar o Match ou conexão assertiva entre as demandas de serviços e portfólios das empresas. Como principais diferenciais temos: I) o Match ou sugestão do ranking dos Sellers mais indicados para o Buyer, o qual acontece de forma automatizada a partir de uma base rica de conhecimento gerada do registro dos Sellers na plataforma e das interações, comentários e feedbacks dos clientes; II) uso de modelos de Inteligência Artificial (IA) que aprendem e evoluem de acordo com as novas demandas e avaliações por parte dos Buyers, de forma autossupervisionada e ativa. Por exemplo, os critérios de importância e características ótimas de inversão em TI variam conforme o cliente, embora trata-se da mesma demanda; III) foco em serviços especializados e com valor agregado de inteligência de negócios, direcionados segundo a área de atuação da empresa e requisitos segundo os projetos, oferecendo posicionamento de mercado diferenciado que permita às empresas evoluir e alavancar-se para se tornarem mais competitivas. (AU)

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