Bolsa 22/09240-3 - Sistemas fortemente correlacionados, Compostos intermetálicos - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Experimentos de expansão térmica de alta resolução em compostos intermetálicos baseados em Ce e U

Processo: 22/09240-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 03 de outubro de 2022
Data de Término da vigência: 02 de outubro de 2023
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Pesquisador responsável:Pascoal Jose Giglio Pagliuso
Beneficiário:Gabriel Silva Freitas
Supervisor: Priscila Ferrari Silveira Rosa
Instituição Sede: Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Los Alamos National Laboratory, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:19/26247-9 - Fenômenos emergentes em sistemas à base de Bi com baixa dimensionalidade, BP.DR
Assunto(s):Sistemas fortemente correlacionados   Compostos intermetálicos   Cério   Urânio
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:compostos intermetálicos baseados em Cerio | compostos intermetálicos baseados em Uranio | Experimentos de expansão térmica de alta resolução | Sistemas Fortemente Correlacionados | Sistemas fortemente correlacionados

Resumo

Tradicionalmente, grande atenção é dedicada aos compostos à base de Ce e U, principalmente devido às complexidades fornecida ao sistema pelas interações concorrentes associadas aos elétrons-f que governam as propriedades físicas. Interações como a troca magnética RKKY (Ruderman-Kittel-Kasuya-Yosida), o Efeito Kondo e os efeitos do campo elétrico cristalino (CEF) produzem estados fundamentais intrigantes, como a supercondutividade não convencional dos supercondutores férmions pesados CeCoIn5 e URu2Si2. Além disso, pode-se encontrar nestes sistemas exemplos de compostos com magnetismo altamente anisotrópico com competição de interações antiferromagnéticos e ferromagnéticos, magnetismo complexo, comportamento não-Fermi-líquido, criticidade quântica e, como observado na última década, estados de topologia não triviais (CeSbTe e UTe2). Aqui, propomos um estudo sistemático dos dados de expansão térmica de sistemas semelhantes em função da temperatura e do campo magnético aplicado. Usando um dilatômetro de capacitância de alta resolução (Delta L/L ~ 10E-8) pretendemos adquirir informações valiosas que fornecerão novos insights para a compreensão das propriedades eletrônicas e magnéticas dos elétrons-f que regem as propriedades físicas dos compostos à base de Ce e U. Esses experimentos serão realizados nos compostos selecionados CeCuBi2-xSbx, CeAuBi2, UAgBi2 e UAuBi2. Esses compostos estão sendo estudados em nosso grupo na Unicamp e LANL. Em particular, UAgBi2 é um não reportado recentemente sintetizado pela Dra. Priscila Rosa que será totalmente caracterizado com outros experimentos além da expansão térmica. O grupo da Dra. Priscila no Laboratório Nacional de Los Alamos (LANL) é reconhecido internacionalmente pela pesquisa científica de ponta em materiais de sistemas fortemente correlacionados. Além da impressionante infraestrutura fornecida pela LANL para realizar pesquisas de alta qualidade, a Dra. Priscila é uma especialista de renome mundial em física de compostos baseados em terras raras/actinídeos com uma extensa lista de publicações de alto impacto e inúmeras citações. No grupo da Dra. Priscila, serei co-orientado pelo Dr. Sean Thomas, que é especialista em pesquisas envolvendo experimentos de expansão térmica sob diversas condições. Vale ressaltar que medições expansão térmica não pode ser realizada em nosso laboratório no Brasil; no entanto, o conhecimento trazido pode proporcionar muitas oportunidades para o nosso grupo. Além disso, este projeto fortalecerá a colaboração entre UNICAMP e LANL, que já é uma rota de sucesso para o intercâmbio de alunos e pós-docs e tem um grande histórico de intensa colaboração científica. Este estágio trará uma extensa lista de benefícios para minha carreira acadêmica e meu grupo de pesquisa no Brasil, reforçando o grande valor desta oportunidade. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SOUZA, J. C.; CARLONE, M.; LESSEUX, G. G.; PIZZI, H. B.; FREITAS, G. S.; URBANO, R. R.; VENEGAS, A.; PAGLIUSO, P. G.. Magnetic interactions of 4f electrons in the topological insulator chalcogenide Bi2Se3. PHYSICAL REVIEW B, v. 106, n. 23, p. 9-pg., . (20/12283-0, 22/09240-3, 12/04870-7, 19/26247-9, 17/10581-1, 18/11364-7)