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Compreendendo as práticas de letramento no teatro escolar numa escola pública: significados e efeitos

Processo: 22/04849-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2022
Vigência (Término): 31 de julho de 2023
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Claudia Lemos Vóvio
Beneficiário:Sulamita Oliveira de Sousa
Instituição Sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Assunto(s):Alfabetização   Letramento   Teatro escolar
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alfabetização | Letramento | Práticas de Letramento Escolar | Teatro escolar | Alfabetização e Letramento

Resumo

No contexto escolar, o teatro permite a potencialização de códigos sociais e oportuniza práticas de letramento e atuação no universo textual e para além do texto. Partindo dessa premissa, alguns estudos têm se dedicado a tratar dessas questões em conjunto, mostrando que o teatro escolar, relacionado ao letramento, adquire diferentes significados e efeitos, sendo ora utilizado como estratégia didática para o ensino de conteúdos escolares, ora como arte pela arte, ou seja, privilegiando a autonomia da arte, desligando-a de razões instrumentais, pedagógico-didáticas ou morais, focalizando a experiência estética. Nesse sentido, este estudo prevê a identificação de práticas de letramento realizadas em aulas de teatro escolar por crianças em processo de alfabetização, no Ensino Fundamental, buscando compreender como se configuram essaspráticas, se há consequências para a trajetória escolar das crianças participantes e quais seriame os sentidos atribuídos a essas práticas pelos participantes (professores e alunos). Para isso,adotou-se uma abordagem qualitativa de inspiração etnográfica, que prevê a observação participante de aulas de teatro, apoiada em registro adensado em notas de campo, vídeos e fotografias e a aplicação de entrevistas em professores e alunos que tomam parte dessas aulas.Para tanto, mobiliza-se um quadro teórico advindo dos Estudos do Letramento, de vertente sociocultural e histórica (STREET, 1995; KLEIMAN, 1995; SOUZA, 2009; MARCUCCI, 2019; RIZZATTI, 2012; MACEDO, 2020; HAMILTON, 2000; BARTON, 2000; TERRA,2013; SOUZA E VÓVIO, 2005) e as contribuições advindas da história do teatro e de sua inserção na escolarização (BRECHT, 1978; BERTHOLD, 2001; GOMES E AQUINO, 2019; SOUZA, 2008; BARROSO; 2017; DESGRANGES, 2006; SANTOS, 2002). Espera-se que osresultados possam colaborar para reflexões sobre o ensino e aprendizado da linguagem escrita e sobre o letramento no teatro escolar, considerando os diferentes sentidos atribuídos pelos participantes a essas práticas e seus possíveis efeitos sobre suas trajetórias escolares.

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