Bolsa 22/06777-6 - Doença de Alzheimer, Ressonância magnética - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do treinamento resistido e do destreinamento na cognição, desempenho funcional e físico e parâmetros cerebrais em idosos com comprometimento cognitivo leve.

Processo: 22/06777-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2022
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2024
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Anatomia Patológica e Patologia Clínica
Pesquisador responsável:Marcio Luiz Figueredo Balthazar
Beneficiário:Isadora Cristina Ribeiro
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/07559-3 - Instituto Brasileiro de Neurociência e Neurotecnologia - BRAINN, AP.CEPID
Assunto(s):Doença de Alzheimer   Ressonância magnética   Treinamento de força   Neurologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alzheimer | Ressonância Magnética | treinamento de força | Neurologia

Resumo

O comprometimento cognitivo leve (CCL) refere-se ao termo diagnóstico aplicado a indivíduosque se encontram entre a função cognitiva preservada e a demência, podendo ser umacondição prévia ao desenvolvimento da doença de Alzheimer (DA). Devido a previsão deaumento da incidência da DA, destaca-se a importância de se obter um diagnóstico precocee de intervir com ferramentas de fácil acesso, a fim de reduzir investimentos e melhorar aqualidade de vida do paciente. O exercício físico foi destacado por sua influência positiva àfunção cognitiva, porém a prática de treinamento resistido (TR) foi pouco investigada. A breveliteratura aponta para melhora da cognição, da funcionalidade e do desempenho físico deidosos CCL. Entretanto, alguns estudos se contradizem quanto às alterações cerebrais e deconcentrações hormonais relacionadas à neurodegeneração. Sendo assim, o objetivo desteestudo é investigar se o treinamento resistido pode alterar a trajetória clínica de pacientes comCCL, avaliando possíveis alterações cognitivas, físicas, cerebrais e séricas. Pretende-seavaliar 60 idosos com CCL, divididos em grupo treinamento (GT, N=30) e grupo controle (GC,N=30) em testes neuropsicológicos, de desempenho físico e em exames de ressonânciamagnética: no início do estudo (GT e GC), após 24 semanas (de treinamento resistido para oGT e de controle para GC) e após 48 semanas (sendo 24 de destreinamento para o GT emais 24 semanas de controle para GC). Além disso, ambos os grupos serão avaliados quantoàs dosagens liquóricas de biomarcadores da DA no início do estudo e classificados ecomparados ao final do estudo.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)