Busca avançada
Ano de início
Entree

Construção e validação de um Questionário de Frequência Alimentar para adultos brasileiros, de acordo com a classificação NOVA

Processo: 22/04118-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2022
Vigência (Término): 30 de abril de 2023
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Epidemiologia
Pesquisador responsável:Maria Laura da Costa Louzada
Beneficiário:Evelyn Oliveira da Silva
Instituição Sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Consumo de alimentos   Epidemiologia nutricional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:consumo alimentar | Epidemiologia Nutricional | Epidemiologia nutricional

Resumo

Introdução: A classificação Nova que considera o processamento de alimentos, criada em 2010, passou a ser utilizada em estudos epidemiológicos sobre a relação entre alimentação e doenças crônicas não-transmissíveis (DCNT). Entretanto, há uma limitação comum nesses estudos que é o uso de instrumentos de avaliação do consumo alimentar inespecíficos para a Nova, o que pode levar a vieses na mensuração do consumo e, consequentemente, dos seus efeitos. Objetivo: Desenvolver e validar um questionário de frequência alimentar (QFA-Nova) que avalia o consumo habitual de alimentos segundo a classificação Nova para adultos brasileiros. Métodos: O QFA-Nova será um questionário quantitativo autoaplicável. A Pesquisa de Orçamentos Familiares 2017-2018 será utilizada para o desenvolvimento do questionário. Então, esse passará por avaliação e revisão de especialistas. Será realizado pré-teste em amostra de conveniência de 20 pessoas com mais de 18 anos, residentes no Brasil, de ambos os sexos. Serão feitos os ajustes necessários e espera-se obter a versão final do QFA-Nova. Para a validação, serão utilizados os dados da coorte NutriNet Brasil, estudo prospectivo que investiga a relação entre alimentação e morbimortalidade por DCNT. Serão convidadas 300 pessoas das cinco regiões do Brasil através de seleção aleatória que serão informadas sobre detalhes do estudo e farão a leitura e concordância com assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. A avaliação de reprodutibilidade será feita pela comparação dos dados de dois QFA-Nova e a avaliação de validade pela comparação entre dados do QFA-Nova e de três recordatórios 24 horas auto aplicados da coorte NutriNet.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Evelyn Oliveira da. Construção e validação de um questionário de frequência alimentar para adultos brasileiros de acordo com a classificação Nova. 2023. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Saúde Pública (FSP/CIR) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.