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O olhar infante e a prática docente no transtorno do espectro autista: uma observação participante em uma escola municipal de educação infantil de são paulo

Processo: 22/10624-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2022
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2023
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Andrea Perosa Saigh Jurdi
Beneficiário:Alanis Raabe Honorio da Silva
Instituição Sede: Instituto de Saúde e Sociedade (ISS). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Baixada Santista. Santos , SP, Brasil
Assunto(s):Crianças   Educação infantil   Inclusão escolar   Transtorno do espectro autista   Educação especial
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:criança | Educação Infantil | inclusão escolar | Transtorno do Espectro Autista | Educação Especial

Resumo

Introdução: a educação inclusiva tem o intuito principal de incluir e acolher os indivíduos que possuem certas alterações, sejam elas físicas ou psíquicas. Um dos princípios deste paradigma é justamente a convivência das crianças com desenvolvimento atípico com as crianças com desenvolvimento típico, oportunizando as relações sociais e emocionais que favorecem o desenvolvimento dos indivíduos. No contexto escolar, o respeito às diferenças precisa ser contemplado nas práticas cotidianas para que o processo de inclusão escolar de crianças com Transtorno do Espectro Autista possa acontecer de forma satisfatória. Objetivo: compreender como as crianças percebem as diferenças entre os colegas, especialmente na relação com aqueles que possuem desenvolvimento atípico, com foco no Transtorno do Espectro Autista. Método: pesquisa qualitativa que fará uso da observação participante para coleta de dados. O cenário da pesquisa será uma escola de educação infantil da rede municipal de ensino da cidade de São Paulo. Serão participantes da pesquisa uma professora regular e os alunos da classe de educação infantil na faixa etária de quatro a seis anos. A observação será registrada em diário de pesquisa da investigadora. Os dados serão analisados por meio de análise de conteúdo. Resultados Esperados: espera-se que as atitudes e comportamento do professor frente às diferenças possam fortalecer o processo de inclusão escolar de crianças com TEA

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