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Sentidos do processo de Ensino e de Aprendizagem para a Juventude Negra do Ensino Médio Público

Processo: 22/04396-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2022
Vigência (Término): 31 de outubro de 2023
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Social
Pesquisador responsável:Cláudia Aparecida Valderramas Gomes
Beneficiário:Samara de Souza da Cruz
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Psicologia cultural-histórica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino e Apredizagem | Ensino médio público | Psicologia Histórico-Cultural | racismo estrutural | sentido e significado | Psicologia Histórico-Cultural

Resumo

O presente projeto tem como objetivo investigar quais são os sentidos atribuídos ao processo de ensino e de aprendizagem pela juventude negra matriculada no ensino médio de uma escola estadual pública do interior paulista, apreendendo as complexidades do racismo estrutural. A abordagem teórica utilizada será a da Psicologia Histórico-Cultural e de seus interlocutores. Inicialmente, será feita uma pesquisa bibliográfica para selecionar contribuições científicas, que estabeleçam relações entre a educação no Brasil, a temática étnico-racial e a psicologia, com destaque para a histórico-cultural e a categoria sentido, publicadas na última década (2013-2022) em bases de dados como a biblioteca eletrônica SciELO, PePSIC e periódicos Capes. Na etapa de campo, os dados empíricos serão produzidos por meio de entrevistas com roteiro semi-estruturado, com um estudante de cada ano do ensino médio (1º, 2º e 3º). Os dados serão tratados por meio da Análise de Conteúdo, técnica proposta por Laurence Bardin (2011), a partir de três fases de análise: (i) a pré-análise, (ii) a exploração do material e (iii) o tratamento dos resultados, a inferência e a interpretação. Esse caminho metodológico visa compreender o sentido da comunicação, superando as informações imediatas em busca da essência dos conteúdos. Pretende-se estabelecer, a partir dos resultados da análise das entrevistas, diálogos com as produções mapeadas na etapa bibliográfica, que tenham destacado as complexidades das relações étnico-raciais e a educação no Brasil com foco nos preconceitos raciais, tendo em vista contribuir para a construção de práticas psicológicas e pedagógicas antirracistas.

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