Bolsa 21/09167-1 - Memória de curto prazo, Metacognição - BV FAPESP
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Metacognição da memória de trabalho e do reconhecimento da emoção em faces: indicadores de depressão e ansiedade

Processo: 21/09167-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2023
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Cognitiva
Pesquisador responsável:Patrícia Waltz Schelini
Beneficiário:Lívia Valenti
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Memória de curto prazo   Metacognição
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:memória de trabalho | metacognicao | reconhecimento de emoção em faces | Transtornos emocionais | Metacognição, Emoção, Saúde Mental

Resumo

Estudos recentes têm mostrado que prejuízos em habilidades cognitivas e metacognitivas podem aumentar o risco de transtornos de ansiedade e depressão. Essas habilidades referem-se às capacidades de monitoramento metacognitivo, memória de trabalho e reconhecimento de faces emocionais. Embora esses processos estejam associados entre si, poucos estudos avaliaram a interação entre eles em um único experimento. No presente projeto, serão investigadas as interações entre os três processos em grupos de indivíduos com sintomas moderados e graves de ansiedade e depressão em comparação a um grupo controle. Trezentos participantes de ambos os sexos, entre 18 e 59 anos, com ensino superior completo ou em andamento serão divididos entre os três grupos. Consideramos a pontuação de e 11 pontos para sintomas moderados e graves de ansiedade e depressão na Escala de Ansiedade Hospitalar e Depressão (HADS) e de e 9 pontos para sintomas depressivos no Questionário de Saúde do Paciente (PHQ-9). Em uma única tarefa, os participantes deverão reconhecer a emoção das faces, memorizar e recordar-se da identidade de faces de alegria, tristeza e raiva. Após cada resposta, o participante julgará a sua capacidade de reconhecer as emoções e recordar-se delas, ou seja, realizará um julgamento do monitoramento metacognitivo. Escalas também serão aplicadas para avaliar a função metacognitiva: subescalas de Tomada de perspectiva e Consideração empática do Interpersonal Reactivity Index (IRI), 2), subescala de Reconhecimento das emoções em outros da Escala de Inteligência Emocional de Schutte (EIES-P) e o Inventário de Conscientização Metacognitiva (MAI). A análise de variância entre grupos para cada um dos parâmetros cognitivos (memória de trabalho e reconhecimento) e metacognitivos (julgamento do monitoramento metacognitivo) será realizada, além de correlações de Pearson e análises de regressão para as correlações significativas. Serão avaliadas duas hipóteses: se as habilidades de metacognição, de reconhecimento de faces e de memória de trabalho emocional são correlacionadas; e se essas habilidades têm efeito negativo sobre o nível de gravidade dos transtornos, isto é, quanto menor as habilidades, maiores os índices de depressão e ansiedade.

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