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O ensino farmacêutico no Brasil do século XIX

Processo: 22/06767-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2022
Vigência (Término): 31 de outubro de 2025
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Pesquisador responsável:Gildo Magalhães dos Santos Filho
Beneficiário:Amanda Peruchi
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):23/02477-0 - A farmácia no Brasil e a literatura médico-farmacêutica portuguesa (séculos XVIII e XIX), BE.EP.PD
Assunto(s):Farmácia   História da ciência
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Brasil do século XIX | Ensino Farmacêutico | farmácia | história das ciências | História do Brasil do século XIX

Resumo

Dando continuidade à minha pesquisa de doutorado sobre a institucionalização da farmácia no Brasil do século XIX, este projeto visa inventariar a literatura farmacêutica disponível à instrução dos estudantes e dos profissionais da farmácia no país, desde a criação da cadeira de medicina clínica, teórica e prática na Escola Anatômica, Cirúrgica e Médica do Rio de Janeiro, em 1809, à fundação da primeira Faculdade de Farmácia, em 1891. A intenção é mapear os personagens (pessoas e escritos) que fundaram o ensino de farmácia no Brasil, ou pelo menos, que lançaram as bases para que a farmácia se fixasse como uma prática e um saber regulamentado e legítimo no rol das atividades curativas no território brasileiro, e constituir um catálogo, provisoriamente intitulado Guia bibliográfico para a história do ensino de farmácia no Brasil do século XIX, com uma breve análise sobre tais escritos, destacando os autores e os conteúdos. Trata-se, portanto, de reunir e analisar obras importadas ou impressas pela tipografia nacional e artigos de periódicos científicos e comerciais publicados no Brasil, que abordaram tanto as matérias dos cursos de farmácia quanto o ensino e a atividade farmacêutica em si. Em outras palavras, a pesquisa aqui proposta esquadrinhará as linhas de ensino e de investigação dos estudos farmacêuticos, cujo principal objetivo foi, sem dúvida, oferecer uma formação específica e diferenciada aos envolvidos com a arte de formular, a fim de estabelecer e consolidar uma autoridade farmacêutica.

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
AMANDA PERUCHI. As prescrições de Fernando Mendes para a Água de Inglaterra. Bol. Mus. Para. Emílio Goeldi. Ciênc. hum., v. 18, n. 2, . (22/06767-0)

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