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Participação Social de Jovens e Adultos com Trissomia 21.

Processo: 22/10754-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2022
Vigência (Término): 31 de outubro de 2023
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Márcia Duarte Galvani
Beneficiário:Ana Beatriz Zanin
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Participação social   Síndrome de Down   Educação especial
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:participação social | Photovoice | Sindrome de Down | Educação Especial

Resumo

As conquistas legitimadas na legislação brasileira e as iniciativas para a sua implementação trouxeram avanços à participação social das pessoas com deficiência O objetivo geral do estudo é verificar a participação social individual e coletiva de jovens e adultos com T21 através do método Photovoice e os objetivos específicos: caracterizar as experiências sociais de jovens e adultos com T21, segundo seus relatos; identificar os espaços e de relações interpessoais desses jovens adultos com T21 e capacitar os jovens e adultos com T21 para identificar e refletir sobre si próprios e sua participação social. A pesquisa seguirá a abordagem qualitativa descritiva pautada na investigação ação e serão participantes aproximadamente cinco jovens e adultos com T21. O estudo será encaminhado para aprovação do Comitê de Ética e os participantes receberão os termos de consentimento livre e esclarecido e de assentimento. A coleta de dados ocorrerá em um Instituto de convivência de pessoas com T21, em um município do interior do estado de São Paulo. Os instrumentos a serem utilizados serão: Questionário para caracterização dos participantes; Roteiro para registro de fotografias usando o método Photovoice; Roteiro para elaboração dos encontros reflexivos coletivos. Os dados serão analisados de forma qualitativa, de acordo com os instrumentos utilizados. Espera-se que os resultados sirvam para mostrar o empoderamento dos direitos dos jovens e adultos com T21 e estimular habilidades que permitam exercerem participação social nos diferentes contextos funcionais da vida.

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