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Memoriais de formação: histórias cruzadas entre Brasil e França

Processo: 22/09249-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 10 de outubro de 2022
Vigência (Término): 09 de fevereiro de 2023
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:DANIELA DIAS DOS ANJOS
Beneficiário:DANIELA DIAS DOS ANJOS
Pesquisador Anfitrião: Izabel Galvao
Instituição Sede: Universidade São Francisco (USF). Campus Itatiba. Itatiba , SP, Brasil
Local de pesquisa: Université Paris 13 - Nord, França  
Assunto(s):Formação de professores   Escolarização   Trajetórias de vida
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:formação de professores | memorial de formação | pesquisa biográfica | poder de agir | Pesquisa biográfica

Resumo

A proposta deste projeto de pós-doutorado insere-se no contexto do diálogo e estabelecimento de parceria e colaboração com o grupo "Le sujet dans la cité", do Labatório Experice, da Universidade Paris Sorbone Nord. Esse grupo tem tradição em pesquisa autobiográfica e no trabalho com narrativas. A pesquisa de pós-doutorado tem como objetivo principal fazer uma análise cruzada dos memoriais de formação produzidos nos contextos brasileiro e francês, buscando pontos de convergência e pontos dissonantes das trajetórias escolares narradas pelos estudantes em formação profissional, buscando analisar o desenvolvimento do poder de agir dos sujeitos, diante das situações de vida, por vezes dramáticas, narradas por eles. A perspectiva histórico-cultural, a Clínica da Atividade (Yves Clot) e a perspectiva biográfica (Delory-Momberger) orientam a pesquisa. A partir da leitura dos memoriais produzidos no contexto brasileiro e francês, faremos uma análise temática (Souza, 2019), buscando encontrar pontos de convergência entre as trajetórias de escolarização, bem como pontos dissonantes. Acreditamos que tal análise é profícua para melhor compreender as histórias dos sujeitos em formação, registradas nos memoriais em diferentes contextos, e compreendendo melhor, encontrar caminhos para aprimorar os processos de formação. Além disso, analisaremos o próprio dispositivo do memorial e seu potencial formativo, comparando as formas de produção, e as escolhas narrativas dos estudantes no Brasil e na França, com vistas a aprimorar o uso dos memoriais como ferramenta pedagógica. (AU)

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