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Desenvolvimento de métodos de otimização para o dimensionamento de uma microrrede híbrida para alimentação de uma estação de recarga autônoma de veículos elétricos

Processo: 21/14389-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2022
Vigência (Término): 31 de agosto de 2024
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Sistemas Elétricos de Potência
Pesquisador responsável:John Fredy Franco Baquero
Beneficiário:Dayara Pereira Basso
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):23/02583-5 - Desenvolvimento de um modelo de programação linear inteira mista para o dimensionamento de microrrede baseada em energia renovável e baterias para alimentação de um edifício inteligente e veículos elétricos, BE.EP.MS
Assunto(s):Programação linear inteira mista   Veículos elétricos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Busca local iterada | Estação de Carregamento Autônoma | geração renovável | Microrrede Híbrida | programação linear inteira mista | Veículos Elétricos | Otimização de veículos elétricos

Resumo

O fornecimento de serviços realizados com veículos elétricos (VEs), e.g., entrega de mercadorias, manutenções técnicas períodicas e visitas médicas, pode ser uma tarefa desafiadora quando exercida em comunidades remotas. Estas comunidades, caracterizadas por ficarem afastadas de grandes centros metropolitanos e não contarem com fornecimento confiável de recursos, particularmente eletricidade, sofrem dificuldades no atendimento de serviços ofertados com VEs devido à relativa baixa autonomia e complicações para recarga. Nesse contexto, a implantação de estações de carregamento na comunidade remota ofereceria uma maior segurança energética, permitiria o uso de VEs, promovendo a sustentabilidade nessas comunidades e contribuindo na diminuição das emissões de gases de efeito estufa. Assim, esta pesquisa propõe o desenvolvimento de métodos de otimização para o dimensionamento de uma microrrede híbrida baseada em energia renovável para a alimentação de uma estação de recarga autônoma de VEs que prestam serviços em comunidades remotas. Primeiro será formulado um modelo de Programação Linear Inteira Mista, que deve ser implementado na linguagem de modelagem matemática AMPL e resolvido usando solvers comerciais. Na sequência, será desenvolvido um algoritmo de otimização baseado na meta-heurística Busca Local Iterada, usando a linguagem de programação C. Por fim, o desempenho dos métodos será analisado considerando os custos associados, o benefício ambiental, assim como o esforço computacional necessário para encontrar a solução.

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