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Matriz de ensino e generalização recombinativa: uma revisão sistemática da literatura

Processo: 22/10731-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2023
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2023
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Lidia Maria Marson Postalli
Beneficiário:Sara Gonzalez Moron
Supervisor: Aikaterini Dounavi
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Queen's University Belfast, Irlanda do Norte  
Vinculado à bolsa:20/16712-3 - Ensino de seguimento de instruções (ação-objeto) empregando matriz de ensino e videomodelação para crianças com Transtorno do Espectro Autista por meio de aplicação remota, BP.IC
Assunto(s):Revisão sistemática   Análise do comportamento   Generalização   Ensino
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:generalização recombinativa | matriz de ensino | revisão sistemática | Análise do Comportamento

Resumo

A matriz de ensino é uma ferramenta para intervenção que permite, a partir do ensino sistemático de algumas unidades, a ocorrência de generalização recombinativa, ou seja, a recombinação de estímulos menores aprendidos em combinações, não ensinadas diretamente. Revisões da literatura recentes analisaram o uso da matriz de ensino para indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e, ampliando a busca, o uso de matriz sem especificar um público, sendo os estudos analisados em inglês. Buscando atualizar e expandir as revisões existentes, o presente estudo tem como objetivo revisar a literatura sobre matriz de ensino em inglês e português. A pesquisa será realizada nas plataformas PubMed, ERIC, Web of Science, Scielo and Portal Periódico Capes, com os termos "matriz de ensino", "generalização recombinativa", "estratégia de matriz" e "modelo de matriz", em inglês e português. A seleção dos artigos será realizada em quatro etapas e os resultados serão apresentados de acordo com as variáveis relacionadas à ocorrência de generalização recombinativa, como comportamentos escolhidos para ensinar e tipo de ensino utilizado. Como produto, baseado nos resultados, será desenvolvido um guia para educadores em parceria com o supervisor e grupo de pesquisa da instituição estrangeira. (AU)

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