Bolsa 22/11568-7 - Amazônia, Comunicação organizacional - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Estratégias de Comunicação Organizacional para o projeto AmazonFACE

Processo: 22/11568-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Jornalismo Científico
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2022
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2024
Área de conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:David Montenegro Lapola
Beneficiário:Maria Clara Ferreira Guimaraes
Instituição Sede: Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (CEPAGRI). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Coordenadoria de Centros e Núcleos Disciplinares (COCEN). Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (NUDECRI), Brasil  
Assunto(s):Amazônia   Comunicação organizacional   Ecologia   Modelagem   Mudança climática   Serviços ambientais   Jornalismo científico
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Amazonia | comunicação organizacional | Ecologia | Modelagem | Mudanças Climáticas | Serviços Ambientais | Jornalismo Científico

Resumo

Um projeto de monitoramento do meio ambiente traz muitos elementos complexos de serem entendidos e comunicados. O primeiro deles é o entendimento do porquê de monitorar e prever cenários futuros para a tomada de decisão. O projeto AmazonFACE utiliza mecanismos de modelagem ecossistêmicos atrelados à tecnologia FACE (free-air carbon dioxide enrichment), usada em outros projetos ao redor do mundo, e busca entender como a floresta Amazônica reagirá a cenários futuros com maior concentração de gás carbônico na atmosfera. O investimento é alto e o projeto levanta diversos questionamentos relativos a seu impacto na floresta e nas comunidades do entorno, aos altos investimentos estrangeiros, aos experimentos a serem desenvolvidos, entre outros. Para responder a esses questionamentos e garantir a divulgação do projeto e o diálogo com a sociedade, este projeto de pesquisa jornalística traçará um plano de Comunicação Organizacional e executará ações de comunicação para esclarecer sobre o funcionamento do projeto e mitigar possíveis impactos. Para tanto, pretendemos entrevistar e dialogar com pesquisadores e técnicos do projeto, comunidade acadêmica externa ao projeto e membros de comunidades direta e indiretamente impactadas pelo AmazonFACE em Manaus (AM). Baseados nos dados coletados se produzirá conteúdos de divulgação científica que contribuam para esclarecer os objetivos, metodologia e resultados do projeto para a sociedade. Um outro objetivo é traçar um plano para dar e facilitar a continuidade aos esforços de divulgação. As ações de comunicação estão planejadas em três níveis: midiático, institucional e canais de comunicação com a população.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)