Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificação de biomarcadores presentes em vesículas extracelulares do soro de cadelas com neoplasias mamárias

Processo: 21/07318-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2022
Vigência (Término): 31 de julho de 2023
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:Fabiana Ferreira de Souza
Beneficiário:Gabriela Carneiro de Sousa
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Oncologia veterinária   Proteômica   Oncologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Oncologia Veterinária | proteômica | Oncologia

Resumo

Neoplasias mamárias são responsáveis por uma grande parcela do atendimento na rotina de pequenos animais, sendo uma das neoplasias que mais acomete cadelas. Similar a veterinária, na medicina, o câncer de mama nas mulheres é considerado uma neoplasia comum, de alta morbidade e mortalidade. Em vista disso, vesículas extracelulares (EVs) séricas têm sido estudadas para identificar marcadores de diagnóstico precoce, prognóstico, monitoramento e terapêutica de diversos tipos de câncer. Na oncologia, as EVs têm funções na carcinogênese, progressão tumoral, e transporte de informações pró-metastáticas. Desta forma, o objetivo deste estudo será avaliar a proteômica das EVs no soro de cadelas acometidas por neoplasias mamárias ou não e correlacionar com fatores de malignidade dos tumores encontrados. Serão utilizadas 30 cadelas, oriundas da rotina do serviço de Reprodução Animal, do Hospital Veterinário, da FMVZ, UNESP de Botucatu. As cadelas serão separadas em 3 grupos, controle (cadelas jovens, sem indícios de neoplasia mamária, n = 10), tumor de mama menos invasivo (n = 10) e tumor de mama mais invasivo (n = 10), de acordo com o estadiamento e grau de malignidade do tumor. Durante o primeiro atendimento, todas informações sobre a evolução do caso serão anotadas. O tumor será avaliado quanto as características macro (pré-cirurgia) e microscópicas (pré [citologia aspirativa] e pós-cirurgia [histopatologia]). Durante a cirurgia, amostras de sangue serão colhidas para separação das EVs por centrifugação e utilização de kit comercial. A separação das EVs será confirmada por microscopia eletrônica de transmissão. As EVs serão processadas e as proteínas extraídas para espectrometria de massas (MS). Os resultados da MS serão avaliados por análise multivariada utilizando a PCA, PLS-DA e VIP score para a comparação dos grupos. Espera-se determinar proteínas indicadoras da malignidade da doença.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOUSA, Gabriela Carneiro de. Proteômica de vesículas extracelulares de soro de cadelas com neoplasias mamárias. 2023. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia. Botucatu Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.