Bolsa 22/04127-4 - Nanotecnologia, Hidróxidos - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Alfa-hidróxidos metálicos vs. glicerolatos metálicos: síntese, propriedades e aplicações

Processo: 22/04127-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2022
Data de Término da vigência: 31 de março de 2026
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Inorgânica
Pesquisador responsável:Lucio Angnes
Beneficiário:Irlan dos Santos Lima
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Nanotecnologia   Hidróxidos   Materiais nanoestruturados   Energia renovável   Sensores eletroquímicos   Supercapacitores   Materiais híbridos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Energias Renováveis | Glicerolatos Metálicos | Nanomateriais | reação de evolução de oxigênio | sensores eletroquímicos | Supercapacitores híbridos | Nanotecnologia

Resumo

O consagrado método de Tower foi criado em 1924 e ao longo de quase um século tem sido amplamente utilizado. No IQUSP, sua utilização tem sido bastante ampla para a síntese de nanomateriais, com destaque para nanopartículas de hidróxidos de metais de transição, sendo o Ni um dos mais utilizados. Ao longo de anos, o método de Tower foi utilizado seguindo o que a literatura descrevia, utilizando difração de raios-X para monitorar a qualidade do material formado. Em 2020, ao sintetizar materiais, um estudante do grupo optou também por realizar a análise elementar do material obtido, detectando um teor de carbono bastante acima do que era esperado. Na época não havia uma explicação definitiva para o fato, e teor de C foi atribuído à glicerina não eliminada na lavagem. Recentemente passou-se a suspeitar da formação de glicerolatos dos metais, uma vez que, pode haver a formação de glicerolatos metálicos, hidróxidos metálicos e eventualmente de espécies mistas (glicerolatos + hidróxidos metálicos), tendo em vista que foi verificado que tanto os glicerolatos metálicos como os hidróxidos metálicos apresentam padrões de difração de raios-X muito semelhantes, especialmente em relação ao pico em baixo ângulo atribuído a formação de estruturas lamelares. Assim, o entendimento de tais processos é de grande importância e a avaliação das potencialidades dos glicerolatos de diferentes metais poderá proporcionar resultados relevantes para a área de supercapacitores, baterias, eletrocatálise e de sensores eletroquímicos. No presente projeto de doutorado pretende-se desenvolver nanomateriais baseados em sóis de alfa-NiCo(OH)2 (ou NiCo-Gli, NiCo-G) em diferentes proporções de níquel e cobalto, aplicando-se o método de Tower modificado (sol-gel) na presença e ausência da base KOH. Será investigada a semelhança estrutural observada inicialmente em ambos os materiais através dos padrões de difração dos raios-X (DRX) reportados na literatura. Esta pesquisa buscará responder se realmente ocorre a formação de alfa-NiCo(OH)2 quando aplicado o método Tower modificado ou se ocorre a formação de glicerolatos metálicos. Além da comparação dos resultados por DRX, os diferentes materiais serão comparados por diferentes técnicas espectroscópicas e eletroquímicas. Os glicerolatos e/ou hidróxidos metálicos eletroativos, deverão ser utilizados para preparar filmes finos, visando a aplicação em tecnologias enérgicas, como eletrocatalisadores e materiais de eletrodos (positivos) em supercapacitores híbridos. Adicionalmente, deveremos aplicar estes materiais para o desenvolvimento de sensores, visando a determinação e quantificação de espécies de interesse com o uso de técnicas eletroanalíticas em fluxo, como Flow Injection Analysis (FIA) e Batch Injection Analysis (BIA), com a confecção de células eletroquímicas otimizadas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GONCALVES, JOSUE M.; GHORBANI, ALIREZA; RITTER, TIMOTHY G.; LIMA, IRLAN S.; SARAY, MAHMOUD TAMADONI; PHAKATKAR, ABHIJIT H.; SILVA, VINICIUS D.; PEREIRA, RAFAEL S.; YARIN, ALEXANDER L.; ANGNES, LUCIO; et al. Multimetallic glycerolate as a precursor template of spherical porous high-entropy oxide microparticles. Journal of Colloid and Interface Science, v. 641, p. 10-pg., . (18/16896-7, 20/06176-7, 17/13137-5, 22/04127-4)
LIMA, IRLAN S.; GONCALVES, JOSUE M.; ANGNES, LUCIO. Ternary NiFeCo-glycerolate catalysts: rational design for improved oxygen evolution reaction efficiency. JOURNAL OF MATERIALS CHEMISTRY A, v. N/A, p. 10-pg., . (22/04127-4)
LIMA, IRLAN S.; PEREIRA, RAFAEL S.; RITTER, TIMOTHY G.; SHAHBAZIAN-YASSAR, REZA; GONCALVES, JOSUE M.; ANGNES, LUCIO. Nickel Glycerolate Overcoming a High-Entropy Configuration for High-Performance Oxygen Evolution Reaction. CATALYSTS, v. 13, n. 10, p. 14-pg., . (20/06176-7, 18/16896-7, 22/04127-4, 17/13137-5)