Busca avançada
Ano de início
Entree

Perfil genético de virulência de Escherichia coli e Klebsiella pneumoniae obtidos de vacas com mastite clínica e expressão de citocinas em células epiteliais infectadas.

Processo: 21/09902-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2022
Situação:Interrompido
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Medicina Veterinária Preventiva
Pesquisador responsável:Marcos Veiga dos Santos
Beneficiário:Stéfani Thais Alves Dantas
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):24/18185-1 - Análise genômica de Escherichia coli e Klebsiella pneumoniae isoladas de vacas com mastite clínica., BE.EP.PD
Assunto(s):Mastite bovina   Resposta imune
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:mastite bovina | resposta imune | sequenciamento total do genoma | Microbiologia de Alimentos (Leite)

Resumo

A mastite bovina é uma inflamação das glândulas mamárias, de múltiplas etiologias e de difícil controle. Pode ser de origem contagiosa ou ambiental, com manifestação de diferentes graus de severidade, de acordo com o tipo de patógeno causador. É uma doença que causa grandes perdas econômicas na indústria de laticínios e potenciais riscos à saúde pública, uma vez que esses micro-organismos podem carrear genes de resistências aos antimicrobianos usados no tratamento de doenças de animais e humanos. Além disso, algumas linhagens de micro-organismos causadores de mastite são produtoras de enterotoxinas e outros fatores de virulência, o que resulta em risco de surtos de infecções e intoxicações alimentares em humanos. Escherichia coli e Klebsiella pneumoniae estão entre os principais agentes causadores de mastite bovina ambiental, cuja patogênese envolve múltiplos fatores de virulência que dificultam a resposta imune do hospedeiro. O presente estudo tem por objetivo avaliar o potencial patogênico e a resposta inflamatória de E. coli e K. pneumoniae, isolados de casos clínicos de dez propriedades de alta produção do Estado de São Paulo e Minas Gerais. Após o sequenciamento genômico total de 18 isolados (9 de E. coli e 9 de K. pneumoniae) serão avaliados os fatores de virulência, resistência aos antimicrobianos e relações filogenéticas, como MLST. Para melhor entendimento de como esses patógenos influenciam a resposta imune do hospedeiro, também serão avaliadas a expressão das citocinas TNF±, IL-1±, IL-1ß, IL-4, IL-6, IL-8, IL-10, IL-17 por imunoensaio (Milliplex) e por transcriptoma, em cultura de células epiteliais de glândula mamária bovina.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DANTAS, STEFANI T. A.; SILVA, LAURA B. B.; TAKUME, LAURA T. S.; ROSSI, BRUNA F.; BONSAGLIA, ERIKA C. R.; JUNIOR, ARY FERNANDES; PANTOJA, JOSE C. F.; DOS SANTOS, MARCOS V.; GONCALVES, JULIANO L.; RIBON, ANDREA O. B.; et al. Diversity of Staphylococcus aureus enterotoxin genes and its potential impact on severity of mastitis in dairy cows. Microbial Pathogenesis, v. 198, p. 6-pg., . (15/19688-8, 22/13775-0, 21/09902-3)